Botafogo vence o Corinthians e conquista o inédito título Sul-Americano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O título da Liga Sul-Americana é do Botafogo. A taça da Copa Horacio Muratore é do Fogão. Nesta sexta-feira, 13, em pleno Ginásio Wlamir Marques, o Alvinegro Carioca se impôs em cima do Corinthians, venceu o jogo 3 por 74 a 70 e conquistou o inédito título da competição, coroando a volta ao basquete profissional com um conquista continental em menos de quatro temporadas. No ano anterior, o Botafogo já havia sido semifinalista da Liga Nacional de Basquete, e deu mais uma amostra da força do clube em uma modalidade tradicional no Fogão.


Botafogo campeão da Liga Sul-Americana. Foto: ConsuBasquet.jpg

No Botafogo, Cauê Borges terminou com 20 pontos, quatro rebotes e cinco assistências. Du Sommer fez 17 pontos, com cinco rebotes. Diego fez 12 pontos. Jamaal terminou com nove pontos. No Corinthians, Fuller fez 17 pontos. Nesbitt anotou dez pontos, com nove rebotes e duas assistências.

Assim como no jogo 2, o Botafogo comandou os três primeiros quartos. No intervalo do jogo, o Alvinegro Carioca vencia por 45 a 21. O terceiro quarto manteve o Botafogo na frente, mas no último período, o Corinthians chegou a passar à frente do placar, mas o Botafogo teve paciência para controlar os nervos e voltar à liderança para conquistar a taça.

A campanha do Botafogo, inclusive, foi impressionante. Em todos os momentos, na primeira e na segunda fase, o Botafogo flertou com a eliminação. Na segunda fase, em La Banda, na Argentina, o time teve uma reação incrível para vencer o Ciclista Olímpico e avançar à final da Liga Sul-Americana. Depois, após a derrota por 88 a 74 no jogo 1 da decisão, o Botafogo conseguiu se reagrupar e vencer as duas partidas sem o mando de quadra, diante de quase 6.000 corintianos.


Botafogo campeão da Liga Sul-Americana. Foto: ConsuBasquet.jpg

A decisão, por sinal, colocou frente à frente dois assistentes técnicos de Aleksandar Petrovic, técnico da seleção brasileira. Léo Figueiró, comandante do Botafogo, e Bruno Savignani, do Corinthians, estão ao lado do croata na comissão técnica do Brasil.

A CBB é o órgão nacional do basquete. É uma associação independente, formada por 27 federações por todo o Brasil. É reconhecida como a única autoridade competente no basquete pelo Comitê Olímpico do Brasil.

« Voltar