Nicole Hoevertsz, vice-presidente do COI, visita instalações do COB


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Um dos destaques do 1º Fórum Mulher no Esporte, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), já está no Rio de Janeiro. Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), chegou ao Brasil na madrugada desta quarta-feira, 17, e visitou a sede e o Centro de Treinamento do COB. Nesta quinta, no Teatro XP Jockey Club Brasileiro, ela realiza uma palestra sobre “Diretrizes e Visão do COI para a Equidade”. 

“Agradeço ao presidente Paulo Wanderley pelo convite. Me sinto muito privilegiada por ter a oportunidade de voltar ao Brasil pela primeira vez depois de seis anos. Aproveitei a manhã para caminhar por Copacabana e sentir esse ambiente único que o Brasil e o Rio de Janeiro têm. O COB é uma organização muito impressionante, muito profissional, um exemplo para todos os Comitês do Continente”, disse Nicole.

Na visita à sede, conduzida pelo presidente Paulo Wanderley, Nicole participou de apresentações do Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do COB, e da área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade, ambas lideradas por mulheres.

“É sempre importante termos a oportunidade de mostrar um pouco mais do nosso trabalho para grandes gestores do esporte mundial, como é o caso da Nicole. Ela conduziu um grande trabalho à frente da ODEPA e da Comissão Mulher e Esporte do COI, e tem muito a contribuir com o que estamos desenvolvendo no COB, sob a liderança da nossa medalhista olímpica Isabel Swan. Agradecemos à Nicole por disponibilizar seu tempo e conhecimento para colaborar com o Movimento Olímpico Brasileiro”, falou Wanderley.

O encontro contou com a participação de diretores do COB, como Isabele Duran, do Financeiro, e gestores como Soraya Carvalho, gerente do IOB, e Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos. Bernard Rajzman, membro brasileiro do COI, também esteve presente.

O COB está desenvolvendo um grande trabalho de formação das pessoas responsáveis pela carreira dos atletas, pessoas chave para o desenvolvimento deles, que são os treinadores. Isso é muito importante. Outra área que eu gosto bastante é a de Valores Olímpicos. O COI é uma organização embasada neles e é isso que nos diferencia de qualquer outra empresa e une todos os Comitês Olímpicos. A excelência, o respeito e a amizade é o que temos que repassar para as crianças desde pequenos. As lições que aprendemos com o esporte nos fazem melhores pessoas. Por isso, sempre dizemos que criamos um mundo melhor através do esporte. Vejo que é nisso que o COB está investindo”, analisou a vice-presidente do COI.

Além de Nicole, o 1º Fórum Mulher no Esporte contará com a presença de outras grandes personalidades femininas. Jaqueline Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, Adrian Behar, medalhista olímpica no vôlei de praia, Isabel Swan, medalhista olímpica da vela, e Natália Falavigna, medalhista olímpica no taekwondo, são alguns dos principais nomes confirmados para debater sobre o papel da mulher-atleta e sobre os caminhos para a igualdade, além de falar sobre os históricos vencedores dentro do esporte. Haverá também uma homenagem para a ex-atleta Aída dos Santos, finalista olímpica nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964.

“O Fórum se enquadra perfeitamente nos objetivos do Comitê Olímpico Internacional. Fui presidente da ODEPA e da Comissão Mulher e Esporte do COI, e tive a oportunidade de visitar muitos países para passar essa mensagem: necessitamos de mais mulheres em todos os lugares do esporte. Treinadores, atletas, dirigentes, jornalistas. Também venho apoiar a Isabel Swan, líder da área Mulher no Esporte do COB, é uma atleta que conheceu muito bem o ambiente esportivo e, através de seu grande trabalho e de sua imagem de sucesso, é um exemplo para as mulheres de Brasil. Temos muito o que celebrar, mas também temos o que melhorar. Vamos identificar essas áreas para que juntos possamos evoluir na participação da mulher no esporte”, completou Hoevertsz.

A realização do fórum também marcará um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB. Por meio dela, a entidade tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.

Nicole é ex-atleta de nado artístico de Aruba. Ela disputou os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 no dueto e, mais tarde, se tornou treinadora da modalidade e secretária-geral da Federação Arubana de Natação. Ela atuou no Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 1999, em Winnipeg, no Canadá, e presidente do Conselho Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).

Ainda na administração esportiva, Hoevertsz, que estudou Direito na Universidade das Antilhas Holandesas e na Universidade de Leiden (Holanda), tornou-se membro do COI em 2006 e atuou nas seguintes comissões: Mulheres e Esportes; Relações Internacionais; Coordenação dos Jogos Rio 2016; Coordenação dos Jogos Tóquio 2020; e Esporte e Direito. Em julho de 2021, foi eleita vice-presidente do COI.

Fonte: Assessoria COB

« Voltar