Coluna do Souza: a esperança e a complexidade do Pré-Olímpico para o Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Acredito que pela primeira vez em muito tempo, os torcedores estão ansiosos para ver as nossas seleções masculina e feminina entrarem em quadra pelo Pré-Olímpico. Isso porque a seleção masculina teve um bom desempenho na Copa do Mundo, chegando a vencer a Grécia do Giannis Antetokounmpo (atual MVP da NBA) e a seleção feminina é de longe a nossa melhor nos últimos meses. Após a chegada do técnico José Neto e comissão, a equipe vem conseguindo resultados incríveis como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.


Divulgação/FIBA.jpg

Bem verdade, a disputa do Pré-Olímpico normalmente é muito parelha para a maioria das seleções. Porém, temos chances distintas de conquistar as vagas na minha opinião.

A seleção feminina é a que tem a maior chance de garantir a sua vaga para as Olimpíadas. Mesmo ficando em um grupo com a França da Sandrine Gruda e Austrália de Liz Cambage, as nossas meninas só precisariam ficar em terceiro em um grupo de quatro times. Pelo que estamos vendo recentemente a nossa seleção entregar em quadra, seria uma surpresa se não conseguíssemos a vaga para Tóquio.


Divulgação/CBB.jpg

Já a situação mais complexa é da seleção masculina. Os comandados de Petrovic vão enfrentar na primeira fase a Tunísia e a anfitriã Croácia. Se o Brasil ficar entre os dois melhores, ainda cruza em semifinal e final contra os dois melhores colocados do grupo de Alemanha, Rússia e México. Lembrando que só o campeão da fase disputada em Split (Croácia) garante a vaga para as Olimpíadas.

Ressalto que a complexidade que eu cito acima, está ligada ao modelo desse mini-torneio que não perdoa qualquer deslize e o fato da seleção ter que entregar uma regularidade que ainda não vimos, mas que sabemos que pode apresentar em um campeonato como esse.


Divulgação/CBB.jpg

Uma coisa é certa, a esperança do torcedor brasileiro está em alta como há muito tempo não viamos e só nos resta torcer para que a seleção consiga mais uma vez uma vaga nas Olimpíadas.

« Voltar