Brasil vence México e avança às quartas de final da AmeriCup 18 feminina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A vaga nas quartas de final já estava garantida. Mas o Brasil conseguiu o segundo lugar do Grupo A, atrás apenas do Canadá. Na noite desta quarta-feira, 15 de junho, a Seleção Brasileira venceu o México por 64 a 56 e terminou bem em sua chave da AmeriCup 18 feminina. Com a vitória, o Brasil irá enfrentar o Porto Rico na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h30. A partida será transmitida ao vivo no Facebook da CBB e na CBB TV.

O Brasil está a um passo de garantir uma vaga nas semifinais, e a classificação para o Mundial sub-19 feminino, recolocando o país no cenário mundial nesta gestão, que já classificou também a Seleção da mesma categoria para a Copa do Mundo em 2021.

A Seleção brasileira fez um primeiro tempo bastante acirrado e disputado praticamente ponto a ponto. A virada veio no final do segundo quarto finalizando em 30 a 29 para o Brasil. A jogadora Ana Beatriz comandou o garrafão e ajudou na virada chegando a abrir 10 pontos de vantagem na frente do marcador. Os momentos finais do jogo foram nervosos, mas a Seleção conseguiu se segurar. Mesmo com a equipe mexicana encostando novamente no placar, o Brasil venceu por 64 a 56 e acumulou mais uma vitória nessa primeira fase.

Ana Beatriz da Silva foi o destaque do jogo ao marcar 18 pontos e 9 rebotes. Pelo México, Itzel Navaro marcou 17 pontos, 5 rebotes e 2 assistências.

A Seleção Brasileira sub-18 feminina vem fazendo um trabalho incrível no ano de 2022. Em abril, o Brasil foi campeão invicto, na Argentina, pelo campeonato Sul-americano da categoria. Em nove jogos este ano, são oito vitórias e apenas uma derrota da equipe comandada por Adriana Mafra, a Adrianinha.

Formato da AmeriCup

Pelo formato de disputa, as seleções serão divididas em dois grupos com quatro equipes, com todas se classificando para as quartas de final, quando as chaves se cruzam. Os garantidos nas semifinais também avançam para a Copa do Mundo. A FIBA ainda irá sortear as chaves.

Convocação

ARMADORA
Ana Paula de Oliveira Dias - Basketball Santo André
Vitória Romulado Kons - BFB Basquete Feminino Blumenau

ALA/ARMADORA
Stephany Gonçalves - Basketball Santo André
Paula Bernardo Carvalho - Mampituba/Criciúma

ALA/PIVÔ
Taissa Queiroz - ADC Bradesco
Alexia Dagba - AADB Associação Adrianinha de Basketball
Ana Beatriz Passos - ADC Bradesco
Diully Silva - SESI Araraquara
Manuella Aquino - Nosso Clube/Pernambuco

PIVÔ
Arianny Francisco de Oliveira - ADC Bradesco
Letycia Miranda Vasconcelos - Montverde Academy
Manuella Alves - ADC Bradesco

Comissão técnica

Diretora de Basquete feminino: Maria Paula Gonçalves
Gerente de Basquete Feminino: Adriana Aparecida dos Santos Lopez
Administradora: Monica Atílio
Técnica: Adriana Moíses Pinto Mafra
Assistentes técnicas: Luciana Thomazini e Alessandra Minati
Preparador físico: Rafael Bernardelli e Priscila Moreira de Souza
Médica: Bianca Campos Marfori e Bruno Lombardi
Fisioterapeuta: Marina Stefani Souza da Silva

 

« Voltar