Seleção Brasileira sub-23 masculina é convocada para o Globl Jam, no Canadá, em julho


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Seleção Brasileira sub-23 masculina de basquete está convocada para o Globl Jam Canadá, entre 5 a 10 de julho, em Toronto. A equipe será treinada por Tiago Splitter, assistente técnico da Seleção adulta e auxiliar no Brooklyn Nets, da NBA. Ao todo, 16 jogadores foram convocados para os treinos que acontecem entre 27 a 30 de junho, no Corinthians, em São Paulo, embarcando no dia 1 de julho para o Canadá.

- É muito importante para essa garotada sub-23 ganhar essa experiência, essa oportunidade de enfrentar garotos que também estão em desenvolvimento como jogadores, na categoria adulta. Será um bom torneio para medirmos nossa força contra Estados Unidos, Canadá e Itália, grandes adversários. E para mim também é super importante comandar esse time, garotada nova, e conseguir um bom resultado. Seria excepcional para o basquete brasileiro - disse Tiago Splitter.

Entre os nomes convocados estão conhecidos já da Seleção adulta, como Yago Mateus, Caio Pacheco, Jonas Buffat e Márcio Henrique. Também aparecem nomes que foram bem na temporada no Brasil, como João Marcello (Mãozinha), Rafael Rachel, Felipe Motta, Dikembe e Ruan Miranda. Jovens como Reynan e Samis, campeões Sul-Americanos com a Seleção Sub-18 e vice-campeões da AmeriCup sub-18, além de um novato que está no exterior: Rafael Alberton, do Medipolis SC Jena, da Alemanha.

A Confederação Brasileira de Basketball foi convidada pela Canada Basketball, e, além da Seleção Brasileira, o torneio terá Estados Unidos, os anfitriões e a Itália, todos com seus prospectos na categoria sub-23.

Diretor executivo da CBB, Marcelo Sousa falou do retorno da credibilidade internacional do basquete brasileiro para a participação do país no Globl Jam diante de rivais da primeira prateleira do basquete mundial.

- Para nós é uma satisfação gigante ter o Brasil convidado para um evento de tamanha grandeza. Desde já, nosso agradecimento à Canada Basketball. O Globl Jam é um evento muito grande, planejamento pelas áreas de esporte e educação canadenses, e o convite ao Brasil é mais um exemplo de como o basquete brasileiro recuperou sua credibilidade dentro e fora das quadras. Esperamos fazer um grande torneio - disse Marcelo Sousa.

O Globl Jam terá todas as Seleções se enfrentando na primeira fase, para ranqueamento. Depois, será decidido em formato de Final Four, com 1º x 4º e 2º x 3º. O Brasil estreia contra o Canadá, no dia 5 de julho. Depois enfrenta a Itália no dia 6, e fecha a primeira fase no dia 7 diante dos Estados Unidos.

CONVOCADOS

Armadores
Caio Pacheco (Dabrowa Gornicza-POL)
Gabriel Campos (Pinheiros)
Yago Mateus (Flamengo)

Ala/Armador
Jonas Buffat (Pinheiros)
Felipe Motta (Fortaleza Basquete Cearense)
Reynan (SESI Franca)

Ala
Samis Calderón (Corinthians)
Rafael Rachel (Flamengo)
Gui Abreu (Pinheiros)
Anderson Barbosa (Paulistano)

Alas/Pivôs
João Marcello "Mãozinha" (Fortaleza Basquete Cearense)
Paulo Scheuer (Pato Basquete)
Márcio Henrique (SESI Franca)

Pivôs
Dikembe (Pinheiros)
Ruan Miranda (Cerrado)
Rafael Alberton (Medipolis SC Jena-ALE)

Comissão técnica

Diego Miceli Jeleilate - Diretor Técnico
Bruno Gomes de Valentin - Gerente Administrativo
Ricardo Brito de Carvalho - Administrador
Tiago Splitter - Técnico
Fernando José de Oliveira Pereira - Assistente técnico
Clovis Roberto Rossi Haddad - Coord. Preparação Física
Carlos Vicente Andreoli - Diretor do Depto. De Saúde
Vitor Francisco Mello - Médico
Bruno Theodoro Diniz - Fisioterapeuta

Globl Jam Canadá 2022

Brasil
Canadá
Estados Unidos
Itália

5 de julho - terça
22h - Brasil x Canadá

6 de julho - quarta
15h - Brasil x Itália

7 de julho - quinta
15h - Brasil x Estados Unidos

9 de julho - sábado
15h e 22h - Final Four

10 de julho - domingo
20h - Final

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar