Giro das Federações: Com etapa do 3x3, estadual e master, Federação Mineira movimenta calendário de basquete no estado


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Federação Mineira de Basquete vem com tudo no calendário de competições de 2022. Em um ano movimentado, o estado já realizou inúmeras competições, incluindo grandes eventos como a etapa classificatória de basquete 3x3. As novidades previstas contam com uma chancela de basquete máster a ser realizada ainda no mês de junho.

Em Belo Horizonte, estão acontecendo nesse momento os campeonatos metropolitanos nas categorias sub-11 ao Sub-17, no naipe masculino. Anterior a isso, aconteceu no mês passado, no Minas Tênis Clube, o festival de mini-basquete com idade até 12 anos, em um sistema lúdico. De acordo com a federação, está pré-agendado realizar mais cinco festivais de mini-basquete ainda esse ano na capital.

- A intenção é realizar mais festivais de mini-basquete, idade até 12 anos, em outras cidades como Juiz de Fora, João Monlevade, Divinópolis, Montes Claros e outras, dentro de Minas Gerais - contou Marcílio Cassini, Presidente da FMB.

Já a etapa estadual Mineira de basquete 3x3 iniciou o ano de 2022, na qual foi a classificatória para a etapa brasileira que ocorreu em Maricá, no Rio de Janeiro, em maio. Tendo seu filiado como campeão na competição, a federação ainda terá mais quatro etapas de 3x3 em Minas Gerais a serem realizadas.

Após o término dos campeonatos metropolitanos, será a vez dos campeonatos estaduais.

- No estadual, faremos da mesma forma que o ano passado, que foi um sucesso. O desafio de seleções RJ x MG, que ainda estão sendo discutidas junto à Federação do Rio de Janeiro, que serão as melhores idades para este ano. Ano passado fizemos do sub-14 e sub-16, acreditamos que vamos repetir as mesmas – explicou o dirigente.

Além disso, também já foi lançada a seleção mineira sub-18, no masculino, que disputou a etapa sul-sudeste de seleções, realizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A competição rendeu a medalha de bronze e a classificação para a etapa final que acontecerá no Rio de Janeiro, em outubro.

E a novidade para 2022 inclui a chancela do basquete Máster, para um torneio aberto que será realizado em São João Del Rei, em Minas Gerais, nos de 16 a 19 de junho. Na sequência, em Uberlândia, começa em agosto o campeonato do Triângulo Mineiro, nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, nos naipe masculino e feminino.

Já na área pedagógica, a Federação aposta no investimento do curso de capacitação técnica na cidade de Paracatu, que contará com a presença de um técnico, ainda a ser definido, para ministrar aula teórica e pratica sobre a modalidade. Também será realizado um curso de arbitragem e oficiais de mesa, em Uberlândia, do dia 24 a 26 de junho, e em Belo Horizonte, de a 8 a 10 julho.

- Atualizamos nosso estatuto, para que possamos buscar verbas em projetos incentivados aos quais já se encontram em andamento. Nossas perspectivas é que será um ano corrido, mas com grandes realizações e conquistas para nossa federação. Estamos trabalhando muito junto de nossos filiados para que possamos colocar o basquete mineiro em um lugar de mais destaque no cenário nacional, estamos certos que será um ano promissor, com realizações e conquistas – disse Marcílio Cassini, Presidente da FMB.

O presidente aproveitou para reforçar a confiança na atual administração da CBB e apontou a gestão como a melhor do cenário esportivo.

- Sabemos que não é fácil, toda essa reestruturação que fez com maestria o Presidente Guy Peixoto, Mas devido a competência, comprometimento e garra do próprio dirigente e do seu time, juntamente com a parceria das federações atuantes, aos poucos a casa vai sendo organizada e encorpada em nível de representatividade, sociabilidade e na própria execução. O que sabemos muito em que resultará, em breve, em conquistas tão sonhadas e planejadas. Nossa modalidade e a própria confederação merecem restabelecer de uma vez por todas o lugar do basquete brasileiro – finalizou Marcílio Cassini.

« Voltar