COB completa 108 anos de história com o basquete também protagonista


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Comitê Olímpico do Brasil, COB, completa nesta quarta-feira, 8 de junho, 108 anos de vida. E o basquete sempre teve um papel de destaque nessa história. Nesta data, a Confederação Brasileira de Basketball parabeniza o COB por mais um aniversário e aproveita para relembrar a importância da modalidade no desenvolvimento da tradição olímpica e esportiva no Brasil.

Primeira medalha coletiva em 1948

A primeira medalha olímpica do Brasil em esportes coletivos veio em Londres 1948, com o bronze conquistado pelo basquete masculino. Era uma Olimpíada após a Segunda Guerra Mundial e a conquista ajudou o basquete brasileiro a se desenvolver ainda mais, após duas décadas de pioneirismo e dois anos antes da FIBA realizar o primeiro Mundial da modalidade. Aquele time tinha Alberto Marson, Affonso Évora, Alexandre Gemignani, Alfredo da Motta, João Francisco Bráz, Marcus Vinícius Dias, Massinet Sorcinelli, Nilton Oliveira, Ruy de Freitas e Zenny de Azevedo "Algodão" e tinha Moacyr Daiuto como técnico.

Cinco medalhas olímpicas no total

Além do bronze em Londres 1948, o basquete brasileiro subiu ao pódio em outras quatro oportunidades em Jogos Olímpicos. O time masculino foi bronze em Roma 1960 e também em Tóquio 1964. Já a equipe feminina foi prata em Atlanta 1996 e depois bronze em Sydney 2000.


Ídolos olímpicos e vários Hall da Fama

O basquete ajudou a construir a áurea olímpica do Brasil, trazendo ídolos que até hoje são reverenciados mundialmente. Iniciando com nomes como Algodão, Afonso Évora, passando por Rosa Branca, Amaury Pasos, Wlamir Marques, Ubiratan, Oscar, Marcel, Maria Helena, Norminha, Heleninha, que abriram o caminho para o esporte feminino se tornar olímpico, além de Janeth Arcain, Magic Paula e Hortência, por exemplo. Diversos destes nomes, inclusive, estão no Hall da Fama dos seus esportes e federações internacionais.

Quatro portas bandeiras

O basquete também teve a sua importância nas cerimônias de abertura de diversos Jogos Olímpicos em que o Brasil participou. De 1920 até Tóquio 2020, foram quatro porta-bandeiras da modalidade: Mário Jorge Fonseca Hermes (Helsinque 1952), Wilson Bombarda (Melbourne 1956), Wlamir Marques (Tóquio 1964) e Luiz Cláudio Menon (Munique 1972).

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar