No top 10 da FIBA, Brasil está entre os países que mais realizam eventos de 3x3 no Mundo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasil está entre os países que mais realizam eventos de basquete 3x3 no mundo. Em dezembro de 2019, a Federação Internacional de Basquete divulgou seu relatório anual, onde o Brasil aparece em 10º lugar, com 175 eventos realizados nos últimos 12 meses. Além disso, o país está em oitavo lugar no número de atletas registrados na plataforma da nova modalidade olímpica, com 5.975 jogadores cadastrados pela FIBA.

No ano passado, o Brasil, inclusive, foi medalha de prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar, com a seleção sub-23 vencendo a atual campeã mundial, a Rússia, na primeira fase, e depois perdendo a disputa pelo ouro para os russos. No mesmo torneio, as meninas foram quarto lugar, jogando de igual para igual contra os Estados Unidos. E o time masculino adulto está classificado para o Pré-Olímpico, em março, na Índia, quando vai buscar uma vaga em Tóquio 2020.


Divulgação.jpg

Para 2020, o basquete 3x3 do Brasil também irá disputar as Copas do Mundo sub-18, entre 25 e 30 de agosto, e sub-23, de 30 de setembro a 1º de novembro, ambas no naipe masculino.

Visando desenvolver o jogo ainda mais no país e melhorar os resultados do feminino, para 2020 o basquete 3x3 entra no cronograma de Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em parceria entre a CBB e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com eventos de 12 a 14, 15 a 17 e 18 a 23 anos, no masculino e no feminino. Em 2020, a CBB vai começar o registro de atletas de basquete 3x3 dentro da confederação, através dos campeonatos com o CBC, o que igualará a modalidade ao 5x5 em organização.

« Voltar