COB abre inscrições para a escolha dos homenageados do Hall da Fama 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lança, nesta quarta-feira, 02, o edital do processo seletivo para novos integrantes do Hall da Fama da entidade. Conheça o edital clicando aqui. As Confederações Brasileiras Olímpicas e o próprio COB poderão indicar um nome de um ídolo do esporte, seja atleta ou treinador (a), para compor a turma de 2022. Uma Comissão Avaliadora composta por 17 membros fará a análise das candidaturas e a deliberação. A inscrição, que se encerra no dia 16 de junho, acontece através de um formulário eletrônico disponível neste link

“O Hall da Fama do COB é uma das formas de eternizar as histórias de grandes atletas brasileiros. Com isso, podemos relembrá-las e até apresentá-las às novas gerações. Valorizar a memória olímpica dos nossos ídolos é valorizar a memória de todo o país”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.

+ Aurélio Miguel é o segundo homenageado com minidocumentário do Hall da Fama

Criado em 2018, o Hall da Fama do COB exalta aqueles que marcaram o Movimento Olímpico do Brasil. Em uma cerimônia especial, os integrantes recebem homenagens e deixam suas mãos ou pés em moldes que serão expostos na sede do Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro. Além disso, o Hall da Fama Digital, lançado em 2021, ocupa uma área especial do site do COB com biografias completas, conquistas, fotos e vídeos exclusivos dos homenageados.

Conheça os integrantes do Hall da Fama do COB

Os membros de 2022 se juntarão às 28 personalidades do esporte que já fazem parte do Hall da Fama da entidade. Os primeiros foram Torben Grael (vela), a dupla Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia), e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), consagrados no lançamento do projeto em 2018.

Em 2019, foi a vez de Maria Lenk (natação), Guilherme Paraense (tiro esportivo), João do Pulo e Sylvio de Magalhães Padilha (ambos do atletismo), Chiaki Ishii (judô), Magic Paula (basquete), Hortência (basquete), Joaquim Cruz (atletismo) e os treinadores de vôlei Bernardinho e Zé Roberto Guimarães ingressarem no Hall da Fama. 

Em 2020, foram escolhidos os seguintes nomes: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo); Aída dos Santos (atletismo); Aurélio Miguel (judô); Bernard Rajzman (vôlei); Reinaldo Conrad (vela); Sebastián Cuattrin (canoagem velocidade); Tetsuo Okamoto (natação); Wlamir Marques (basquete); além dos treinadores Nelson Pessoa (hipismo saltos) e Mário Jorge Lobo Zagallo (futebol). Já em 2021, Gustavo Borges (natação), Hélia Pinto “Fofão” (vôlei), Servílio de Oliveira (boxe) e Rogério Sampaio (judô).

Fonte: Assessoria COB

« Voltar