Coluna do Souza: Seleção aposta em novos nomes e começa 2020 com o pé direito


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Por Felipe Souza

A convocação da seleção masculina acaba de ser divulgada e um ponto chama bastante a minha atenção, a ausência dos atletas mais experientes. Nomes como Marquinhos, Leandrinho, Alex e Varejão não estavam na lista do Aleksandar Petrovic, e isso na minha opinião é ótimo. Não que eles não mereçam, longe disso. Porém, é muito bom ver que o nosso treinador vai usar o Qualifying da AmeriCup para testar novos atletas.

Nomes na convocação como Georginho, Rafael Mineiro, Cauê Borges, Jhonatan Luz e entre outros, só valoriza o que eles estão fazendo na temporada. Aliás, os rubro-negros já até comentaram sobre a oportunidade de defender a amarelinha.

Interessante ver mais uma vez o nome do ala Didi na convocação. Ele vem jogando muito bem na Austrália pelo Sydney Kings e com médias de 10 pontos, 4.2 rebotes e 1.8 assistências por jogo. Na minha opinião, ele obviamente vem com uma moral elevada para esse elenco e estou curioso para ver como ele se sai com mais responsabilidade em quadra.

Mesmo com todos esses bons nomes convocados, são jogadores como os jovens Márcio Santos e Guilherme Santos que mais me animaram nesta lista. É muito importante que um treinador da seleção adulta olhe para esses prospectos com carinho e dê oportunidade a eles. A decisão do Petrovic mostra que estamos no caminho certo para ter uma seleção cada vez mais forte no futuro.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

Talvez muitos não deem valor para essa ação, mas pare pensar nas principais seleções dos últimos anos. O que eles têm em comum? Justamente, o fato de conseguir conciliar jovens atletas com jogadores renomados em suas principais equipes.

Além de ter bons nomes na convocação, os atletas escolhidos nos mostra que provavelmente teremos uma seleção muito forte nas infiltrações ofensivas, nos arremessos de média distância e uma defesa consistente próximo à cesta.

Vale ressaltar que Petrovic e companhia enfrentam o Uruguai em São José dos Pinhais (Paraná) no dia 21 de fevereiro. A partida acontece no Ginásio de Esportes e Lazer Max Rosenmann, com capacidade para 4 mil torcedores, localizado na região metropolitana de Curitiba.

Será que os novos nomes vão se destacar e garantir um chance de estar nas futuras convocações? Só o tempo pode nos dizer, mas definitivamente começamos o 2020 com o pé direito.

« Voltar