Seleção Brasileira de Basquete que vai estar na AmeriCup é formada 100% em Clubes


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


No período de 6 a 12 de junho acontece na cidade de Tijuana, no México, a AmeriCup de Basquetebol Masculino, e a Seleção Brasileira Sub 18 estará participando de olho em uma das vagas para o Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em 2023, ambas convocadas pela Confederação Brasileira de Basketball, parceira do Comitê Brasileiro de Clubes há cinco anos.

- A parceria com o CBC é fundamental para que esses atletas tenham ainda mais experiências ao redor do país, jogando contra equipes de vários estados, de alto nível, e que possam chegar mais preparados para a Seleção Brasileira, que é o que vem acontecendo nos últimos anos e vem ajudando o basquete brasileiro, que recuperou sua hegemonia na América do Sul e agora busca novamente ser protagonista na AmeriCup de base - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Os treinos da Seleção Brasileira se iniciam no sábado, dia 21, e serão realizados no Ginásio do Sport Club Corinthians Paulista-SP. A viagem da delegação para o México será no dia 3 de junho.

Sete Clubes; Bauru Basquete-SP, Club Athletico Paulistano-SP, Minas Tênis Clube-MG, São Paulo Futebol Clube-SP, Sesi Franca-SP, Sociedade Esportiva Palmeiras-SP e Sport Club Corinthians Paulista-SP forneceram atletas para a equipe nacional, com destaque para o Club Athletico Paulistano-SP e o Sesi Franca-SP com quatro jogadores convocados cada um. Dos convocados, apenas Gabriel Landeira e Guilherme Tesch jogam no exterior e por isso, atualmente, não pertencem a Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes-CBC.

No entanto, Landeira já disputou dois Campeonatos Brasileiro Interclubes - CBI®, um pelo Botafogo Futebol e Regatas-RJ e outro pelo Clube de Regatas do Flamengo-RJ. Já Guilherme Tesch participou de um CBI pelo Clube Alvares Cabral-ES, totalizando, desta forma, 100% dos atletas advindos de Clubes integrados ao CBC.

Com o status de campeão Sulamericano, o Brasil terá pela frente Argentina, Canadá, Equador, Estados Unidos, México, Porto Rico e República Dominicana como adversários. O formato de disputa terá as seleções divididas em dois grupos com quatro equipes cada, com todas se classificando para as quartas de final, quando as chaves se cruzam. Os garantidos nas semifinais também avançam para a Copa do Mundo.

Seleção Feminina também inicia preparação para a competição na Argentina

Enquanto a Seleção Masculina se prepara para ir para o México, as meninas do Brasil vão iniciar os treinamentos para a AmeriCup feminina, que acontece de 13 a 19 de junho em Buenos Aires, na Argentina.

Não diferente do time masculino, a Seleção Brasileira Feminina está composta 100% por atletas vindas de Clubes integrados. Das 19 convocadas, 5 vieram da Associação Desportiva Classista – ADC Bradesco-SP e 4 da Associação Desportiva Santo André-SP, que junto às atletas da Associação Adrianinha de Basketball-SP, BFB Blumenau Basquete-SC, Instituto Vitaliza Nosso Clube-PE, São José Basquetebol Feminino-SP, Sesi Araraquara-SP, Sesi São Paulo-SP e Sociedade Recreativa Mampituba-SC formam a base da Seleção de Meninas do Basquetebol Brasileiro, que irão participar da competição. Letycia Miranda é a única jogadora que atua fora do país, mas já defendeu em duas oportunidades a ADC Bradesco-SP em Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®.

O sistema de disputa da competição será o mesmo. As seleções serão divididas em dois grupos com quatro equipes, com todas se classificando para as quartas de final, quando as chaves se cruzam. Os garantidos nas semifinais também avançam para a Copa do Mundo que acontece em 2023. O Brasil terá pela frente confrontos contra Argentina, Canadá, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, México e Porto Rico.

Sob o comando da técnica Adriana Mafra, a Adrianinha, o Brasil iniciará os treinos no dia 23 de maio, na cidade de Araraquara-SP.

Fonte: Assessoria CBC

« Voltar