Giro das Federações: Federação Catarinense fomenta educação esportiva e movimenta basquete no estado


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Foto: Victor Guião

Muito mais do que fomentar o esporte no estado, a prática esportiva tem um papel fundamental para a Federação Catarinense de Basketball. E não é só em quadra que a federação se destaca, além de promover o basquete, a gestão se destacou e assumiu um compromisso com a assistência social que se faz uma organização solidária.

- São dois campos que trabalham cada vez mais juntos. Na parte esportiva, damos o máximo de suporte possível aos nossos filiados, estimulando a prática do basquete local com as ligas regionais, e também com os clubes, auxiliando em estrutura e arcando alguns custos para que estes possam competir em alto nível. Em especial, focamos muito na formação e atuação para a arbitragem, a qual arcamos os custos, mas também promovemos um grande campo de atuação e plano de desenvolvimento de carreira. É uma equipe de trabalho qualificada para atender quadra, arbitragem, registro, financeiro, social, comunicação e demais funções para fazer a engrenagem girar - explicou o presidente da federação, Fábio Deschamps.

Para realizar tais ações, a Federação conta com a ajuda da Trimania como sua principal apoiadora. Através de títulos de capitalização, essa parceria de 13 anos tem promovido editais de seleção de entidades. Com o principal objetivo de promover ações sociais, já beneficiaram mais de 100 instituições das regiões Sul e Serrana da Grande Florianópolis.

– Além de toda a parte do basquete, nós temos uma atuação na sociedade bem grande em Santa Catarina, graças ao apoio da Trimania que é nossa parceira há 13 anos. Em 2018, fundamos a FCB Social, que é nosso setor de assistência social da Federação. Nós coordenamos dois Centros, apoiamos outras 40 instituições por ano via edital e ainda desenvolvemos núcleos de basquete com o viés educativo e esportivo. São aproximadamente 200 famílias apoiadas diretamente por todos esses serviços da FCB e outras centenas indiretamente por meio dos editais que auxiliam outras instituições no estado. É um trabalho que nos dá muito orgulho e que mostra a essência do esporte como um transformador – completou Fábio.

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina recebeu a grande decisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, promovido pela CBB. Em 2021, Brusque foi sede do Final Four, e dessa vez a grande decisão foi realizada no Ginásio do Galegão, em Blumenau.

– Para nós é uma honra e uma grande responsabilidade viver esse momento pelo segundo ano consecutivo. A participação das nossas equipes nas competições nacionais também tem apoio da Federação, justamente porque a gente vê nisso uma oportunidade de criar um público de basquete e também de estimular os jovens a praticarem o esporte. Com isso, os times têm feito um belo papel e garantindo em quadra o direito de sediar as finais do Campeonato Brasileiro e da LBF, como aconteceu em 2021 - contou o dirigente.

Antes da pandemia, a FCB promoveu mais de 1,3 mil jogos apenas em competições do estado. A perspectiva da federação é de retornar para essa quantidade em 2022.

- É um calendário vasto que vai do 5x5, com Campeonato Estadual em 16 categorias, do sub-12 ao master. Além disso, teve a entrada do 3x3 na Federação, em 2021, é uma modalidade em que SC é destaque, com atletas nas seleções, e que entramos para somar e alavancar esse potencial cada vez mais. E os nacionais que a gente recebe, abrilhantam ainda mais nosso calendário. É bastante trabalho, mas nossa equipe está a postos para dar conta de tudo.

O presidente aproveitou pra reforçar a confiança na gestão atual da CBB e falou como o trabalho em conjunto tem refletido positivamente.

– Quando a CBB nos confia competições nacionais, é prova de que o trabalho é bem visto pela entidade máxima do nosso esporte no país. É uma relação de muita troca, estamos o tempo todo em contato e debatendo formas de contribuir. Esse é o grande objetivo, retomar o basquete ao patamar de um dos esportes mais populares do Brasil e com cada vez mais destaque internacional. Todo esse processo começa localmente e aqui em SC a gente trabalha para isso, com o apoio da CBB, da Trimania e muita participação dos clubes e das ligas regionais para colhermos os frutos esportivos e sociais dessa dedicação - finalizou o presidente.

« Voltar