Brasil terá oito atletas do sub-18 em camp da NBA e da FIBA em maio, no México


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasil terá oito atletas do sub-18 masculino e feminino no 11º Basketball Without Borders Americas, uma parceria entre a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e a NBA. No masculino, Vitor Hugo Farias Cardoso e Eduardo Klafke, do SESI Franca, Enrico de Paula, do São Paulo, André Felipe da Silva, e Winicius Silva Braga, ambos do Minas Tênis Clube. No feminino, Arianny Francisco, Ana Beatriz Passos, as duas do ADC Bradesco, e Marcella Prande, do AD Santo André. Todos participarão dos trabalhos em San Luis Potosí, no México, entre os dias 16 a 19 de maio, ao lado dos principais prospectos da América do Sul, Central, Caribe, México e Canadá.

O Basketball Without Borders Americas é um acampamento de habilidades de basquete de elite para os melhores jovens jogadores de toda a região. Enrico, Eduardo e Vitor foram campeões Sul-Americanos sub-18, em abril, na Venezuela. Assim como Arianny, Ana e Marcella, campeãs Sul-Americanas invictas na Argentina.

O Basketball Without Borders Americas 2022 será uma oportunidade única para cada jogador aprimorar seus talentos no basquete, ser treinado por jogadores e treinadores da FIBA/NBA/WNBA e conhecer outros jogadores de basquete de sua idade da região.

- Eu acredito que todo intercâmbio, toda vivência e oportunidade de crescimento e de aprendizagem são super bem-vindas para as atletas. Que elas aproveitem o máximo com muita dedicação e que tenham orgulho de representarem o nosso país - disse a gerente de basquete feminino na CBB, Adriana Santos.

- É muito importante para o Brasil qualquer tipo de intercâmbio, gerar "horas de voo" para eles. Isso fortalece não somente as habilidades individuais, mas dá uma experiência e bagagem de como o mundo vem trabalhando os seus jogadores nesse contexto - explica Diego Jeleilate, diretor do basquete masculino na CBB.

A NBA e a FIBA cobrirão custos de viagem (passagem aérea), acomodações, transporte terrestre, refeições e seguro durante a duração do acampamento. Todos os participantes chegam em San Luis Potosí até domingo, 15 de maio. Os campistas serão recebidos no aeroporto pela equipe da NBA e serão acompanhados por seguranças durante o acampamento.

Os campistas serão treinados por Leandro Bolmaro (Minnesota Timberwolves / Argentina - BWB Américas 2017) e Chris Duarte (Indiana Pacers / República Dominicana). Os assistentes técnicos da NBA, NBA G League e FIBA Lindsey Harding (Sacramento Kings), Steve Hetzel (Portland Trail Blazers), Sidney Lowe (Cleveland Cavaliers), Ron Nored (Pacers), Don Showalter (USA Basketball) e Mitch Thompson (Mexico City Capitanes), também servirão como treinadores do BWB Américas.

O australiano Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete) e o colombiano Gersson Rosas (conselheiro sênior de basquete do New York Knicks) atuarão como diretores do acampamento, enquanto Tony Katzenmeier (Oklahoma City Thunder) será o preparador-físico do camp.

Jogadores e treinadores conduzirão os participantes em diversas atividades, incluindo exercícios de eficiência de movimento, estações de habilidades ofensivas e defensivas, competições de 3 pontos, jogos de 5x5 e sessões de desenvolvimento de habilidades para a vida e liderança. Uma cerimônia no último dia do acampamento premiará o 'MVP' do BWB Américas 2022, o 'MVP' de Defesa, o campeão de 3 Pontos e o prêmio 'Patrick Baumann Sportsmanship', que será entregue aos meninos e meninas que mais se destacarem na quadra como líderes.

O BWB Américas 2022 também contará com uma clínica jr. nba na Escuela Primaria Oficial Heróinas Mexicanas, onde a liga vai entregar uma quadra de basquete recém-reformada como parte da iniciativa 'NBA 75th Live, Learn or Play'. No início deste ano, a NBA América Latina anunciou um compromisso de reformar quadras de basquete na Argentina, no Brasil, República Dominicana e México. Os treinadores do BWB conduzirão os campistas através de uma série de exercícios divertidos, de desenvolvimento em quadra e exercícios que enfatizam os valores centrais do jogo, como trabalho em equipe, respeito, determinação e comunidade.

A NBA e a FIBA já organizaram 62 camps BWB em 30 países desde o lançamento do programa em 2001. O BWB alcançou mais de 3.700 participantes de 133 países e territórios, com 97 ex-campistas convocados para a NBA e WNBA, ou contratados como agentes livres, incluindo ex-campistas do BWB Américas como Bolmaro, Facundo Campazzo (Denver Nuggets / Argentina - BWB Américas 2009), Kai Jones (Charlotte Hornets / Bahamas - BWB Américas 2017), Kelly Olynyk (Detroit Pistons / Canadá - BWB Américas 2013) e Luca Vildoza (Milwaukee Bucks / Argentina - BWB Américas 2013). O BWB Américas 2019 aconteceu em Medellín (Colômbia) e reuniu mais de 60 jogadores masculinos e femininos para aprender com os ex-campistas do BWB Bruno Caboclo (Brasil / BWB Américas 2013) e Jamal Murray (Nuggets / Canadá - BWB Global 2015), entre outros.

Atletas masculino

Eduardo Klafke (ala/armador) - SESI Franca
Vitor Hugo Farias Cardoso (ala/pivô) - SESI Franca
Winicius Braga - Minas Tênis Clube
André Felipe Cândido (ala) - Minas Tênis Clube
Enrico de Paula (ala/pivô)- São Pauo Futebol Clube

Atletas feminino

Marcella Prande (ala/armadora) - AD Santo André
Arianny Francisco de Oliveira (pivô) - ADC Bradesco
Ana Beatriz Passos (ala/pivô) - ADC Bradesco

Fonte: Assessoria CBB e NBA Brasil

« Voltar