CBB recebe doação de livros históricos com registros da evolução das regras do basquete no mundo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Confederação Brasileira de Basketball recebeu nesta semana, em sua sede, no Rio de Janeiro, a doação de uma série de livros com parte importante da história do basquete. O material doado pelo mestre em ciências, Diego Leonardo de Andrade, o Diego Silver, traz grande parte da evolução das regras da modalidade. Diego estava de posse do material após doação do historiador Dante De Rose e, após concluir os seus estudos, escolheu a CBB para fazer a doação do material, que passará a fazer parte do acervo da entidade e em breve será digitalizado para servir de pesquisa e história para outros fãs, historiadores e estudiosos.

- É muito legal isso de ter livros de regra de basquete. Eu, particularmente, tenho uma minibiblioteca de conteúdos de basquete, que vão de livros didáticos, passando por filmes, séries, desenhos animados, biografias. É claro, eu tinha os livros de regras, que foram doados para o meu pequeno acervo pelo Dante De Rose, durante as nossas pesquisas para o meu mestrado. Sou mestre em ciências. Estudei a evolução do basquete no decorrer dos anos, entendendo tanto a parte histórica do basquete, como que essa parte histórica influenciou na evolução do jogo e conceito de regras desse esporte maravilhoso - disse Diego.

O mestre em ciências falou sobre a escolha pela CBB para a doação.

- Concluída as minhas pesquisas, eu tinha esses livros de regra, e chegou o momento de identificar que eu não fazia mais pesquisa ou análise dos livros. E que talvez esse conteúdo ou esse lado histórico serviria par alguém como serviu para o Dante em outro momento. A CBB já era uma ideia, mas no final das contas, não tinha um destino melhor para um conteúdo histórico e relevante como esse, que tem parte da nossa história e do basquete mundial, que seguem a FIBA desde sempre, chegou o momento de entender que seria melhor outras pessoas terem acesso a esse conteúdo, por mais que estivessem muito bem guardados na minha biblioteca. Veio daí essa busca, que começou com conversas no Twitter e acabou com a entrega desses livros, que me ajudaram muito nas minhas pesquisas. Fica esse sentimento. Espero muito que da mesma forma como me ajudaram a ter um outro olhar pela modalidade, que possam ajudar outras pessoas assim que o acervo da CBB estiver disponível para consulta.

Coordenador de arbitragem da CBB, Enaldo Batista comentou sobre a importância histórica do material.

Foi uma grata surpresa e uma grande satisfação a gente ver que tem pessoas que gostam de pesquisar sobre basquete, sobre a arbitragem de basquete. Os livros que a Confederação Brasileira de Basketball acabou de receber vão ser muito valiosos para resgatar situações que ocorreram no passado. Espero que com essa doação, incentive outras pessoas que tenham esse tipo de material, para que possamos escanear, colocar no site da CBB e que as pessoas possam ter acesso a isso. É um passo importante, já que dizem tanto que o Brasil não guarda sua história, é importante ter isso. Hoje, temos acesso a tudo, mas no passado, tínhamos uma grande dificuldade. Além de agradecer, que seja um incentivo para novas doações - citou Enaldo Batista.

Doação de materiais e acervo

Você também pode ajudar a resgatar a história do basquete brasileiro, seja com livros históricos ou outros itens como fotografias, materiais esportivos das Seleções Brasileiras ou medalhas das nossas conquistas. Basta entrar em contato com a CBB através do e-mail secretaria@basquetebrasil.org.br sob os cuidados de Rogério Teixeira.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar