Líderes da temporada e 100%, Sampaio Basquete e SESI Araraquara vencem no sábado duplo da liga


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Em uma partida com final digno de dois campeões da LBF, o Sampaio Basquete levou a melhor sobre o Ituano Basquete neste sábado, 9, em São Luís (MA). O bicampeão em 2016 e 2019 derrotou o atual vencedor da liga por 60 a 57, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), placar decidido apenas no segundo final e que deu a sétima vitória ao líder do campeonato, com 100% de aproveitamento.

Em grande fase, a ala/pivô Gabi Guimarães foi a cestinha tricolor, com 21 pontos, e vencedora pela quarta vez do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, também com 9 rebotes e 29 de eficiência. Patty teve mais 14 pontos para o tubarão. 

Para o galo, Gil teve duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, enquanto Mari Dias registrou 16 pontos e 8 rebotes. Capitã do bi tricolor e atuando pela primeira vez no Maranhão como adversária em cinco anos, Tati Pacheco ficou em quadra durante os 40 minutos e saiu com 7 pontos e 6 rebotes.

O Sampaio é o primeiro colocado da LBF 2022, com 14 pontos em sete jogos, seguido de perto pelo SESI Araraquara, que neste sábado derrotou o Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva e tem 12 pontos, com um jogo a menos. 

Com 5 pontos e apenas uma vitória, o Ituano está provisoriamente na 10ª e última colocação, fora da zona de classificação aos playoffs - mas com dois jogos a menos que a Pró-Esporte/Sorocaba, 9ª colocada. 

Confira a classificação da LBF 2022 

Rodrigo Galego repetiu o quinteto titular na vitória da última quarta sobre a Pró-Esporte, entrando em quadra com O'Neill, Leticia Lopes, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães. Bruno Guimarães escalou o Ituano com Joice, Cacá, Tati Pacheco, Gil e Mari Dias. 

E a baixa intensidade do início evitou que o jogo tivesse placar alto no Maranhão. Após o primeiro período equilibrado, vencido pelas donas da casa (13x12), as ituanas passaram à frente no segundo e foram ao intervalo em vantagem, aproveitando o jogo interno de Gil e Mari Dias (22x29).

A história mudou completamente no terceiro quarto, quando o Sampaio voltou mais ligado e virou o placar em menos de três minutos, anulando também o ataque ituano e colocando quatorze pontos de vantagem, com Patty, Gabi, O'Neill e Lisboa fazendo parcial 25-6 para o tubarão, que tinha 49 a 35 no placar geral. 

Valente, o Ituano reagiu mais uma vez, liderado por Joice, com seus roubos de bola, Cacá e Gil. Em quatro minutos, o galo teve uma corrida de 15-2, reduzindo o déficit para apenas uma posse a um minuto e doze segundos do final (57x55), mas Patty e O'Neill deram nova margem para a Bolívia. O Ituano ainda chegou ao último segundo de partida com a bola e a chance de empatar e levar o jogo para a prorrogação, mas Gil não aproveitou a jogada debaixo da cesta que, ainda assim, daria a vitória ao tubarão por um ponto.

 

Fonte: Assessoria LBF

« Voltar