Brasil volta aos Jogos Mundiais Universitários em parceria entre CBB e CBDU


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O basquete brasileiro está de volta aos Jogos Mundiais Universitários! Após um hiato, o esporte retorna à antiga Universíade numa parceira entre a Confederação Brasileira de Basketball e a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), tanto no masculino quanto no feminino, mostrando o resgate da credibilidade e governança da modalidade também no âmbito da FISU.

- A volta do basquete brasileiro aos Jogos Mundiais Universitários é mais uma oportunidade para intercâmbio e desenvolvimento do basquete nacional, jogando partidas internacionais e ganhando experiência para futuras convocações. É também uma oportunidade para que possam conhecer o mundo universitário, estudarem e evoluírem fora do basquete. Eu mesmo tive a oportunidade de jogar uma Universíade em Bucareste, em 1981, e foi uma experiência inesquecível - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Os Jogos Mundiais Universitários acontecem este ano, na China, em Chengdu, entre 26 de junho e 7 de julho. O Brasil jogará a competição com equipes sub-26. Com a mudança do ano do torneio por conta da pandemia, a disputa não será sub-25 em 2021.

Nesta quinta-feira, 7, na sede da CBB, no Rio de Janeiro, CBB e CBDU se reuniram para acertar detalhes da participação brasileira na competição. Participou pela CBB o secretário geral Carlos Fontenelle; pela CBDU estiveram o presidente Luciano Cabral, o vice-presidente Alim Neto e o diretor de esportes e eventos, Alessandro Batista.

Rivais definidos 

Na última semana, em sorteio virtual, o basquete conheceu os seus rivais na competição na China. A seleção masculina encara China, Polônia, Alemanha, África do Sul e Finlândia. Já a Seleção feminina terá pela frente Eslováquia, Hungria e Taipei.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar