COB realiza reunião com chefes de equipe dos Jogos Sul-americanos da Juventude Rosário 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nesta sexta-feira, dia 11, os chefes de equipe das 26 modalidades que representarão o país nos Jogos Sul-americanos da Juventude Rosário 2022. O encontro serviu para passar informações sobre todas as áreas de atuação da missão brasileira. O Brasil será representado no basquete 3x3 e representado na reunião pelo gerente de desenvolvimento da modalidade, Francisco Chagas de Oliveira.

A terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude acontecerá entre os dias 28 de abril e 8 de maior e reunirá 2.500 atletas de 15 países do continente. Todas as competições serão realizadas em um mesmo local, no Parque da Independência, o que promete ser o grande diferencial do evento com grande envolvimento da população local. O Time Brasil será representado por 236 atletas com idade até 18 anos.

“Toda missão quando se inicia é um grande desafio. Neste caso dos Jogos Sul-americanos da Juventude, teremos muitos atletas que estarão competindo internacionalmente pela primeira vez e com certeza a grande maioria em um primeiro evento multiesportivo com delegação organizada pelo COB. Isso traz uma responsabilidade muito grande não só para o COB, mas também aos chefes de equipes, que deverão ter atenção redobrada a tudo aquilo que é importante para que nossos atletas tenham o melhor desempenho”, afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, lembrando ainda que o Brasil foi o maior medalhista das duas primeiras edições do evento, em 2013, no Peru, e em 2017, no Chile. “A gente sabe que o Brasil é a maior potência do continente e a nossa expectativa é novamente ter um grande resultado e terminar na primeira colocação geral. A gente espera ainda que esses jogos tragam, além do grande resultado, uma experiência positiva para todos os atletas e que eles a guardem na memória pelo resto de suas vidas”, completou Rogério.

A reunião de chefes de equipe teve apresentações da área de esportes, médica, transporte, credenciamento, uniformes, Esporte Seguro e comunicação. Este foi o último encontro com todos os chefes de equipe antes da reunião da delegação. O COB realizará o evento virtual #PartiuRosario com os atletas e treinadores no dia 18 de abril para compartilhar novas informações com estes públicos. E nas vésperas dos embarques para a Argentina, serão realizados dois eventos de concentração com diversas atividades no Centro de Treinamento Time Brasil. A ida para Rosário será realizada em três ondas, nos dias 26 e 30 de abril e 3 de maio. 

“Temos o compromisso de ir buscar o melhor resultado, mas uma coisa que não podemos esquecer é que ainda vivemos um momento de pandemia. É a reta final de preparação e precisamos ter todo o cuidado. Preparamos um material extremamente robusto, com muita informação e estaremos sempre à disposição de todos para poder dar o suporte caso tenham alguma dúvida”, destacou o chefe da Missão Brasileiro em Rosário e gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito. 

Em Rosário, o Brasil terá atletas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, ciclismo, escalada, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei na grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rúgbi, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.

“Sempre é uma viagem que carrega uma ansiedade maior, até pela juventude dos atletas. Para uma parte considerável será a primeira competição multiesportiva e isso carrega um alto nível de expectativa. Assim, contamos muito com os chefes de equipe. Em relação à performance, tenho certeza de que todos farão o seu melhor para representar o Brasil da forma como tem sido. A nossa missão é buscar uma boa representação, trazer boas notícias e que os brasileiros fiquem orgulhosas do nosso esporte”, afirmou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara. 

 

Fonte: Assessoria COB

« Voltar