Seleção sub-18 masculina recebe a visita do mestre Cláudio Mortari


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A molecada da Seleção Brasileira sub-18 masculina teve uma verdadeira aula na noite desta terça-feira, na SportsVille, em Barueri, São Paulo. Após o treino da noite, o grupo recebeu a visita do ex-técnico da Seleção adulta e multicampeão, Cláudio Mortari. Ele falou sobre carreira, dedicação, importância da Seleção e muito mais. 

Técnico da sub-18, Vitor Galvani falou sobre a visita do treinador.

- Foi muito legal. Bacana a troca de experiência com um cara que é multicampeão. Falar da pegada individual dos atletas em um momento do jogo, que não basta conteúdo tático e sim atletas que assumam o compromisso, pontuem, peguem rebotes, bloqueiem, que participem de alguma forma ativamente para que o time vença e tenha sucesso. Quero agradecer ao Mortari pela oportunidade - disse Galvani. 

O Brasil se prepara para o Sul-Americano, entre os dias 21 a 26 de março, em Caracas, Venezuela. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Bolívia e Uruguai. No Grupo B ficaram Equador, Chile, Venezuela e Argentina.

Pelo formato de disputa, as duas melhores equipes de cada chave avançam para as semifinais. Os três primeiros colocados garantem um lugar na Copa América sub-18, ainda em 2022, e que será classificatória para o Mundial sub-19, em 2023.

- Tive uma passagem muito boa pelas seleções juvenis, com títulos, sul-americanos, Pan-Americanos, vice-campeão mundial. É muito legal passar essa experiência para a molecada, para um torneio que é um vestibular para eles. Vale como experiência, mas eles representam o Brasil, nossa modalidade. Citei exemplos de jogadores que trabalharam comigo, que tiveram sucesso, e mostrei pra eles que cada um pode ter uma representatividade grande em pouco tempo. Temos o Sul-Americano, depois a Copa América e o Mundial, um passo de cada vez - disse Mortari.

Pelo Palmeiras, Mortari ganhou o Brasileirão de 1977. Ja com o Sírio, entrou para a história com o título Mundial Interclubes de 1979, levou o Sul-Americano em três oportunidades e o Brasileirão em outras três: 1978, 1979 e 1983. No Rio Claro, venceu o Brasileiro de 1995. Pelo Pinheiros, foi campeão da Liga das Américas de 2013. Também conquistou Cariocas e Paulistas por Pinheiros, Flamengo, Mackenzie, Mogi, Rio Claro, Corinthians e Sírio. Nas Seleções de base, em 1979, foi vice-campeão mundial juvenil com o Brasil.

Mortari começou no Palmeiras. Passou pelas categorias de base como jogador, até chegar ao time adulto. Porém, teve uma carreira curta. Aos 25 anos, deixou de ser jogador para ser técnico. De 1969 a 1976, ele treinou as equipes de base do Alviverde e ganhou seis prêmios de melhor técnico. Ainda em 1976, assumiu a equipe adulta do Palmeiras e colocou Oscar Schmidt para jogar nos profissionais. Em 1977, saiu do Palmeiras para assumir o Sírio.

- Foi muito legal ele passar a experiência dele, também nas Seleções de base. Eles participaram muito, perguntaram. É sempre válido receber essa experiência, ter essa troca - citou Cadum Guimarães, supervisor do grupo e ex-jogador da Seleção.

CONVOCADOS


ARMADOR
Daniel Tedesco - ASD Basket Corato
Gabriel Caldeira Oliveira - Palmeiras
Lucas Ashton Prolla - Corinthians

ALA/ARMADOR
Breno Campos Silva - NBA Latin America Academy
Eduardo Klafke - SESI Franca
Lucas Vieira Lopez Atauri - Paulistano
Reynan Gabriel Camilo - SESI Franca
Vitor da Silva Brandão - São Paulo

ALA
Enrico Vicentini Borio - Clube Curitibano
Gabriel de Andrade Landeira - Zentro Basket Madrid
Guilherme Tesch - North Broward Preparatory School
Samis Rodrigues Calderon - Corinthians

ALA/PIVÔ
Enrico de Paula Oliveira - São Paulo
Leandro Cardoso Inácio - Paulistano
Luiggi Pinelli Fachin - Pinheiros
Silvio Nicoliello Neto - Paulistano
Vitor Hugo Farias Cardoso - SESI Franca

PIVÔ
Vitor Cauâ Cerqueira Justiniano de Carvalho - Bauru Basket

Comissão técnica

Diretor técnico - Diego Jeleilate
Administrador - Ricardo Carvalho
Supervisor - Ricardo Cardoso Guimarães "Cadum"
Técnico - Vitor Galvani
Assistente técnico - Bruno Porto Prado e Silva
Coordenador de preparação física - Clovis Haddad "Vita"
Preparadores físicos - Felipe Tinoco e Fernando Jaeger
Diretor do Departamento de saúde - Carlos Vicente Andreoli
Médicos - Matheus Winckler e Victor Prado Kallas Andrade
Fisioterapeuta - Silvanio Signoretti

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar