Brasil atropela a Colômbia, segue 100% nas Eliminatórias e avança à segunda fase


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Invicta! A Seleção Brasileira masculina de basquete encerrou a segunda janela das Eliminatórias FIBA para a Copa do Mundo de 2023 com mais uma vitória, agora diante da Colômbia, por 119 a 73, em Franca-SP. Com o resultado, o Brasil segue 100% na primeira fase, com quatro vitórias, duas contra o Chile, uma contra o Uruguai e um diante dos colombianos. O resultado garante a Seleção matematicamente na próxima fase das Eliminatórias, em busca de um lugar no Mundial que será nas Filipinas, Japão e Indonésia.

A próxima janela acontece entre junho e julho, novamente diante de Uruguai e Colômbia, agora fora de casa. O Brasil pega o Uruguai no dia 30 de junho, provavelmente no Uruguai, e depois no dia 3 de julho encara a Colômbia, fechando a primeira fase do grupo.

No Pedrocão, Vitor Benite foi o cestinha com 21pts, 4reb e 6ast; Bruno Caboclo fez 20pts e 6reb; Lucas Mariano teve 15pts e 7reb; Gui Deodato marcou 12pts e 3reb; Léo Meindl fez 12pts e 3reb; Yago teve 8pts e 8reb.

Fizemos um jogo equilibrado, tivemos um grande aproveitamento nas bolas de três pontos, com 21, e tornamos o jogo fácil. A Eliminatória é um torneio que todos os resultados contam e fico feliz com a entrega da equipe e com toda a motivação e disposição que entramos em quadra nessas duas partidas em Franca - disse Gustavo De Conti, técnico do Brasil.

Fotos: Marcos Limonti/SESI Franca Basquete

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia, Chile e Uruguai. Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar