Papo 3x3: conhecendo seus atletas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Muito se fala do trabalho de um analista de dados esportivo na parte tática. Estudar os adversários, mapear jogadas e pontos francos, criar vídeos com momentos de partidas anteriores…

Tudo isso é muito importante, mas também é tão importante quanto olhar para a evolução de seus atletas. De nada adianta criar todo um planejamento apontando como um adversário pode ser derrotado se os seus atletas não estiver na melhor forma física possível para serem capazes de executar o plano.

Uma das formas que o analista de dados tem de auxiliar neste processo é criar ferramentas para acompanhar constante a evolução de cada atletas. E isso pode ser feito tanto com informações de testes físicos, realizados sempre pelo preparador físico, como também com a coleta de informações subjetivas passadas pelos próprios atletas.

Informações como qualidade do sono na noite anterior, dores, apetite e stress mental de cada atleta, podem ser acompanhadas constantemente e cruzadas com os dados do rendimento tanto físico como técnico de cada atleta e com o calendário de treinos realizados.

Com isso, a comissão técnica passa a ter elementos fudamentos para avaliar mais precisamente a evolução de seus atletas e a efetividade de seus treinos, podendo a partir deste feedback calibrar seu planejamento futuro para garantir melhores resultados!

Se você está começando agora a construir um trabalho com dados em sua equipe de 3x3, minha sugestão é a seguinte: comece estudando seus proprios atletas e treinos. Você se surpreenderá com a quantidade de informações que já existem dentro da equipe apenas esperando para serem mapeadas e auxiliarem na evolução do grupo!

Henrique de Andrade

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar