FCB realiza Clínica SC de Padronização de Arbitragem com expectativa de temporada cheia em 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Em Santa Catarina, quem entra primeiro em quadra em uma nova temporada é a arbitragem. Novamente neste ano, a primeira atividade da Federação Catarinense de Basketball (FCB) será a Clínica Santa Catarina de Padronização de Arbitragem 2022, direto de Brusque para a Liga do Vale Europeu de Basquetebol (LIVEBA) e virtual para o quadro das demais ligas regionais do estado.

Nesta sexta-feira e sábado (18 e 19), junto com a abertura do Campeonato Brasileiro, os árbitros e oficiais de mesa do quadro da Federação vão receber a capacitação anual com atualização de regras, orientações em situações de jogo, dicas de preparo físico e também da expectativa para a temporada 2022 do basquete catarinense.

“A clínica deste ano manterá o padrão de ser híbrida, sucesso no ano passado. Temos como boas notícias o fato de alguns oficiais se interessarem pelo retorno ao quadro ativo da federação e também a participação, enquanto ouvintes, dos alunos do curso de iniciação à arbitragem, iniciado no ano de 2021. É com grande alegria que estamos retomando um novo ano com calendário completo e transpassando todo o ano de 2022”, falou o coordenador de Arbitragem da FCB, Maurício Camaroto.

Depois de um segundo semestre de 2021 agitado, com a realização de mais de 500 jogos e de 20 competições de basquete 5x5, neste ano a temporada inicia em março e a expectativa da retomada total da modalidade após a pandemia.

A arbitragem catarinense é uma das mais reconhecidas do país e muito disso deve-se à estrutura proporcionada pela Federação com plano de carreira e amplo campo de atuação. Em 2019, foram mais de 1,3 mil jogos realizados pela FCB, com estimativa de mais de 2,5 mil jogos, somando as competições das Ligas Regionais e também da Fesporte.

“Nossa perspectiva é de ser um grande ano para a arbitragem catarinense, tanto internamente quanto no cenário nacional e internacional. Lembramos o fato do aumento de oficiais de mesa FIBA, aumento no quantitativo de oficiais de arbitragem no NBB, CBB e LBF e o sempre excelente quadro de oficiais de arbitragem para os campeonatos FCB e Fesporte aqui dentro do Estado”, completou Camaroto.

Com reconhecimento internacional e árbitros do quadro catarinense apitando as finais das últimas duas edições dos Jogos Olímpicos – Cristiano Maranho (2016) e Guilherme Locatelli (2021) – Santa Catarina se consolida como uma potência na arbitragem mundial. Todo o trabalho da FCB no basquete e na Assistência Social é realizado em parceria com a Trimania.

 

Fonte: Assessoria FCB

« Voltar