Papo 3x3: o uso de vídeos na preparação de equipes


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Um analista de dados em uma comissão técnica de 3x3 está sempre assistindo jogos. Do seu time, e dos adversários. Mas, para o seu trabalho ser feito, não basta simplesmente estar nas arquibancadas. É essencial ter os jogos gravados para que as análises sejam feitas.

Ver uma partida ao vivo é muito divertido e emocionante. No calor do momento, é até possível assistir com muita atenção e anotar algumas informações da partida, como número de pontos e de rebotes. Mas, sem o vídeo, é impossível se aprofundar nos detalhes de uma partida.

Por baixo, podemos dizer que para cada jogo o analista leva no mínimo 3 vezes mais do que a duração de uma partida para levantar dados. Os botões de “pausar” e “voltar” são os melhores amigos do seu trabalho, que precisa ser feito com calma e atenção aos detalhes para mapear características de atletas e esquemas táticos.

Além de possibilitar a criação de estatísticas avançadas, o vídeo também trás outra vantagem enorme: a possibilidade da criação de clipes para serem assistidos pelos demais componentes da comissão técnica e pelos atletas.

Algumas pessoas com a cabeça mais matemática podem olhar para um gráfico ou uma tabela e já entender exatamente o que aconteceu em uma partida. Mas, a cabeça da grande maioria dos atletas e dos treinadores não funciona assim! Sem o apoio do vídeo, existe um risco enorme do trabalho feito pelo analista não ser compreendido, e com isso não ajudar a equipe a melhorar como deveria.

Então, use e abuse do vídeo em seu trabalho! E não precisam ser vídeos apenas de jogos e nem feitos apenas com câmeras de alta resolução não! Um treino filmado com a câmera de um celular e depois analisado já é uma ótima porta de entrada para melhorar a preparação de uma equipe.

Henrique de Andrade

Fonte: Departamento 3x3 CBB

« Voltar