Nota de pesar - Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


É com pesar que a Confederação Brasileira de Basketball comunica o falecimento de Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, aos 79 anos. Nascido em Atenas, Grécia, ele chegou ao Brasil aos 16 anos, já apaixonado pelo basquete, e foi presença marcante e ativa nas últimas décadas no esporte mundial.

- Grego era um apaixonado pelo esporte. Um cara que pude conhecer melhor após assumir à presidência da CBB e que me surpreendeu positivamente pela sua simplicidade e pelo seu caráter. Meus pêsames à família e meu carinho. Sintam-se abraçados e orgulhosos pelo homem que ele foi. Meu respeito e admiração - citou o presidente da CBB, Guy Peixoto. 

Grego jogou no Sírio, Botafogo, Nova Friburgo, América e Tijuca, e presidiu a CBB entre os anos de 1997 e 2009. Antes disso, foi presidente da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro entre os anos de 1985 a 1996. Também foi diretor de basquete do Botafogo. 

F0E580D1-1294-46DC-92AD-D13BA641ED1B_1643988866.jpeg

Após a passagem pela CBB, Grego foi presidente da Consubasquet, instância máxima do basquete na América do Sul, e fazia parte do Comitê e Conselho de Ética da FIBA, instância maior da Federação Internacional de Basquete. 

- Grego foi presidente em um período de transição da CBB, com papel importante.  E que ao contrário de outros presidentes, deixou o cargo com a entidade com dinheiro em caixa, sem dívidas, e com o maior contrato de patrocínio que a entidade teve, de R$ 44 milhões com a Eletrobrás. Uma pessoa que controlou as finanças com todo o cuidado. Foi alguém que fez com que a entidade mudasse seu patamar de receitas. Pessoa que começou em um clube, como atleta, foi diretor, veio para o Rio, percorreu todo o caminho corporativo. É uma perda para todos nós que amamos o basquete - disse o Secretário Geral da CBB. 

Nosso agradecimento pelo amor ao esporte, e nossas condolências aos familiares nesse momento de perda. 

- O basquete brasileiro deu um salto de qualidade na administração do Grego, e depois ele estendeu isso na ConsuBasquet, levando esse trabalho para toda a América do Sul. Um dos caras mais apaixonados pelo basquete que eu conheci, e que teve o privilégio de fazer parte do comitê mais prestigiado da FIBA, mostrando sua relevância ao esporte - disse o diretor institucional da CBB, Marcelo Sousa. 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar