Papo 3x3: as três fases na vida de um atleta


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O grande acesso à informação e às redes sociais bem como a evolução da indústria muitas vezes acaba confundindo os envolvidos na preparação de atletas. A prática de copiar conteúdos de treino aprendidos com a observação do trabalho de outros profissionais pode trazer um grande risco. Entender qual estágio o atleta e a equipe se encontram, bem como quais os objetivos a serem buscados são o início de todo programa de preparação física. Devemos para isso observar 3 fases principais na vida de um atleta:

Iniciação: O olhar do preparador físico deve estar em aumentar o repertório motor do aluno/atleta. Atividades lúdicas que utilizem os conteúdos do basquete 3x3 como um meio de treino devem ser prioridade nesse momento. Exercícios de deslocamentos variados e todos os tipos de habilidades com a bola são uma ótima estratégia!

Formação: Nesse estágio é fundamental a atuação do preparador físico para o controle da carga de treino. Muito estímulo ou pouco estímulo nessa fase podem prejudicar uma futura carreira do atleta. Desenvolver a força e buscar corrigir os déficits de flexibilidade e coordenação são fundamentais nessa fase. Exercícios com sobrecarga externa podem ser trabalhados, seja na quadra ou na sala de musculação.

Alto rendimento: A atuação do preparador físico no alto rendimento deve estar em perfeita sintonia com o treinador. Caberá ao preparador físico planejar a duração do treino e seus intervalos. O olhar deve estar em preparar os atletas para as demandas específicas do jogo. Entender que o jogo é praticado em alta velocidade e necessita ser sustentado pelo condicionamento lático é fundamental para ajustar a preparação. Exercícios de corridas, saltos e pliometria se mostram como importante ferramenta de preparo aos atletas.

Bons treinos!
Thiago de Sordi

Fonte: Thiago De Sordi

« Voltar