Exercícios preventivos e preparação pré participação de treino e jogo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Os exercícios preventivos tem como objetivos principais minimizar o risco de lesões, melhorar a função motora, preparar para uma sessão de treinamento e/ou jogo e otimização da performance.

Existem diferentes possibilidades de desenvolvimento dos exercícios preventivos, onde técnicas são aplicadas levando-se em consideração alguns pilares de treinamento desportivo, como exercícios de mobilidade articular e estabilidade, ativação do Core, ativação neuro muscular específica da modalidade e trabalho proprioceptivo.

Importante ressaltar a correlação significativa de um bom desenvolvimento das técnicas de treinamento preventivo com a real preparação de atletas para diversas situações de treinamento e/ou jogo.

Mobilidade articular: Desenvolver uma boa mobilidade articular possibilitará ao individuo maior liberdade para que os músculos executem os movimentos, melhorando o desempenho nas funções básicas e fundamentais do corpo. O trabalho irá propiciar a melhora da coordenação motora e estabilização das articulações, possibilitando o aumento da performance física. Boyle (2015).

Capturar3_1643806222.png

Core: Além de proteger a coluna vertebral esses músculos também têm um papel fundamental no movimento dos braços e pernas. Eles fazem com que o tronco fique mais firme e funcione como um bom ponto de apoio para o movimento dos membros. Boyle (2015).

Capturar2_1643806238.png

Equilíbrio: Componente fundamental para o desenvolvimento de um programa preventivo de lesões e também contribui de forma importante, no aperfeiçoamento progressivo da realização motora. laskowski ER, Newcomer-Aney K, Smith . Relining rehadilitation with proprioception training: expeditingretum to play. The Physician Sportsmedicine, 25, pp. 8-102-1887.

Capturar1_1643806249.png

Fonte: Saúde e Performance CBB

« Voltar