Melhor técnico do Brasileirão masculino 2022 irá receber o troféu Lula Ferreira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Aluísio Elias Ferreira Xavier, mais conhecido como Lula Ferreira, dará nome ao troféu de Melhor técnico do Brasileirão masculino 2022, que começa no próximo dia 18 de fevereiro. Lula nasceu em 2 de janeiro de 1951 e sempre esteve ligado ao esporte. No basquete, começou no Hebraica-SP, passando por Palmeiras e outras equipes. Na Seleção Brasileira, treinou as equpes juvenis até ser auxiliar de Hélio Rubens Garcia. Mais tarde, em 2003, substituiu o treinador e assumiu como técnico principal do Brasil.

Com a Seleção Brasileira masculina, Lula foi campeão dos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Treinando clubes, foi campeão do NBB 2009/10 e da Liga das Américas de 2009 pelo Brasília.

Lula falou com a CBB sobre a homenagem. No ano anterior, Claudio Mortari deu nome ao troféu de Melhor Técnico.

- É uma grande honra ter o meu nome no troféu. Gostaria de agradecer essa grande honra. Tive a oportunidade de ser técnico da Seleção Brasileira adulta nos anos de 2003 a 2007 e isso me ligou demais à essa camisa sagrada. E a Confederação representa a Seleção Brasileira. Isso me emocionou muito. Uma grande honraria receber o nome desse troféu, um reconhecimento por uma vida dedicada ao basquete. Quero agradecer de coração essa lembrança e homenagem. Muito obrigado, CBB - disse Lula Ferreira.

Lula-ferreira_1641908882.jpg

Brasileirão 2022

Concorrerão ao título o Botafogo-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM/Maringá-PR, Brusque/FME/Aradefe-SC, Coritiba Monster/Grupo Barigui/Thalia-PR, APAB Blumenau-SC, Clube Tatuí-SP, Liga Sorocabana-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Sodiê/Mesquita/LSB-RJ, São José Desportivo-SP e AZ Araraquara-SP.

Assim como na última edição, as equipes serão divididas em duas conferências. A primeira conferência terá Brusque/FME/Aradefe, APAB Blumenau, AZ Basquete Araraquara, Clube Tatuí, Liga Sorocabana, ADRM Maringá e Coritiba Monster/Grupo Barigui/Thalia. Já a outra conferência terá Basket Osasco, São José Desportivo, Memorial/FUPES/Santos, Botafogo, Vila Nova/AEGB, Sodiê Salgados/Mesquita/LSB e Praia Clube/Gabarito/Unimed. As sedes da primeira conferência serão Brusque e Blumenau. E a segunda conferência terá como palco Osasco e São José dos Campos.

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Brasileirão. A divulgação da tabela oficial será via site da CBB, em breve.

Mantendo as ações da última temporada, o Brasileirão 2022 irá homenagear figuras importantes do basquete brasileiro, ídolos que ajudaram a construir o que somos hoje. Os nomes que batizarão as conferências, assim como o troféu de MVP, de melhor técnico e árbitros, serão anunciados em janeiro de 2022, após as festas de fim de ano, assim como detalhes da data de início da competição, do Final Four e informações sobre as transmissões das partidas.

Nesta próxima temporada, a competição usará também a hashtag #BasqueteParaTodos, numa referência ao modelo de inclusão do Brasileirão, possibilitando que mais equipes possam participar do basquete profissional nacional através de um torneio em molde que desonera as equipes e com entregas de grande potencial como um Final Four com entretenimento, música e premiação.

O torneio também terá rígido protocolo sanitário contra a COVID-19 e cumprirá todas as solicitações e diretrizes das cidades que sediarão as etapas.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar