Importância da avaliação de pré-participação do exercício e da temporada


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Dr. Carlos Vicente Andreoli
Dr. Paulo Roberto Szeles
Dra. Sanna Roque Pinheiro
Dr Rafael Jorge

A avaliação pré-participação cardiológica (APP) é a principal ferramenta para a prevenção de morte súbita no esporte. Antes de iniciar um programa de exercícios físicos, é importante que todos os indivíduos sejam submetidos a uma criteriosa avaliação pré-participação, onde consiste em uma avaliação médica na qual será triada a saúde prévia do indivíduo, avaliar riscos e estado de saúde, físico e funcional.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), American Heart Association (AHA) e a European Society of Cardiology (ESC) recomendam uma avaliação médica sistemática, uniformizada, capaz de abranger a ampla população de esportistas e atletas antes da realização de exercício regular moderado a intenso. Tem como proposta identificar doenças cardiovasculares que sejam incompatíveis com a realização de determinados tipos de exercício. O objetivo principal desta avaliação, realizada previamente ao início do exercício e periodicamente com a sua manutenção, é a prevenção do desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular (DCV) e a detecção precoce de doenças causadoras de morte súbita (MS) cardíaca.

Como o maior risco de MS está relacionado à maior intensidade do exercício, as recomendações de exames complementares na APP são diferentes conforme a prática esportiva. Optamos por realizar a divisão em dois subgrupos, esportistas, caracterizado por indivíduos adultos que praticam atividades físicas e esportivas de maneira regular, de moderada a alta intensidade, competindo eventualmente, porém, sem vínculo profissional com o esporte, e atletas profissionais, que praticam atividades esportivas com objetivo de melhorar seus resultados/desempenho, participam ativamente de competições esportivas, têm o treinamento e a competição esportiva como sua maior atividade ou como foco de interesse pessoal, dedicam muitas horas da maioria dos dias para estas atividades, excedendo o tempo dispensado para outros tipos de atividades profissionais ou de lazer.

Podendo ser classificados quanto à idade em:
• Jovens atletas - 12 a 17 anos
• Atletas adultos - 18 a 35 anos
• Atletas máster - 35 anos ou mais

A avaliação médica é comum a todos os grupos, mas a realização de exames complementares dependerá
de cada subgrupo e das necessidades individual de cada praticante.

Após a consulta médica, indica-se os exames sanguíneos e cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergoespirométrico ). É recomendado que a APP seja realizada anualmente. Com a advento da pandemia do COVID-19 , todos atletas que foram infectados, indicamos uma avaliação posterior, devido a casos de alterações cardíacas que
ocorreram. O período da pré-temporada, principalmente nas categorias de base é o momento ideal para esta avaliação , complementando, quando possível, com avaliação nutricional, ortopédica e funcional da fisioterapia.

Boa temporada para todos em 2022

Fonte: Departamento de Saúde e Performance CBB

« Voltar