Brasil encara o Chile na estreia de Gustavo De Conti e começo das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


 

A Seleção Brasileira de basquete inicia nesta sexta-feira, 26 de novembro, um novo ciclo. Em Buenos Aires, na Argentina, o Brasil encara o Chile, a partir das 18h10, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil, na abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023. Além de iniciar a luta por um lugar no Mundial, o jogo também é o começo da caminhada rumo à Paris 2024, já que a Copa do Mundo leva à Olimpíada de forma direta os dois melhores países das Américas. O duelo marca o primeiro jogo de Gustavo De Conti como técnico do Brasil.

No sábado, pela segunda rodada da primeira janela, o Brasil volta a enfrentar o Chile, mas às 19h10 e de novo com transmissão da ESPN Brasil. Começar bem a janela é fundamental, não apenas pelo resultado e moral, mas também pelo formato das Eliminatórais (leia mais abaixo). Vitor Benite, um dos mais experientes do grupo na Argentina, fez sua leitura desse recomeço com De Conti.

- Eu acredito que o mais importante é de como vamos trabalhar isso aqui e colocar sempre o Brasil à frente de todos nós, fazendo um jogo coletivo, de muita intensidade. E não só eu, que estou há mais tempo, mas quem está chegando agora, está muito, assim, com muita vontade de começar esse ciclo com uma vitória diante do Chile. Vamos fazer de tudo para começar bem - disse Vitor Benite.

O técnico do Brasil, Gustavo De Conti, falou sobre o que os torcedores podem esperar do time.

- O torcedor pode esperar uma equipe bastante reativa, com muita intensidade nas transições, na marcação. Um grupo que jogue de forma coletiva, que procure sempre o melhor companheiro e que não irá fugir da característica dos nossos jogadores e do que o basquete exige hoje em dia - citou De Conti.

IMG_2061_1637880728.jpeg

Grupo do Brasil na primeira fase

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

CONVOCAÇÃO

Armadores
Yago - Flamengo-RJ
Elinho - São Paulo-SP

Alas/Armadores
Vitor Benite - Burgos-ESP
Georginho - SESI Franca-SP

Alas
Gui Deodato - Minas-MG
Rafa Mineiro - Flamengo-RJ
Gabriel Jaú - Bauru Basket-SP
Jonas Buffat - Pinheiros-SP

Alas/pivôs
Lucas Dias - SESI Franca-SP
Bruno Caboclo - São Paulo-SP
Timothy Soares - Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs
Lucas Mariano - SESI Franca-SP
Cristiano Felício - Ratio Ulm-GER

Comissão técnica

Diretor Técnico - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Administrador - Ricardo Carvalho
Técnico - Gustavo De Conti
Assistentes - Hélio Rubens Filho e Vitor Galvani
Preparador Físico - Bruno Nicolaci
Diretor de Saúde - Dr. Carlos Andreoli
Médico - Dr. Paulo Szeles
Fisioterapeutas - Felipe Tadiello e Bruno Secco
Assessor de imprensa - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar