Após quatro treinos, Gustavo De Conti se mostra feliz com evolução da Seleção Brasileira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasil segue sua preparação em Buenos Aires para a estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2023. Nesta quarta-feira, 24 de novembro, o grupo teve a quarta atividade sob o comando do técnico Gustavo De Conti, em treino realizado no Centro Nacional de Alto Rendimento, na capital argentina. De Conti mostrou-se contente com o desempenho do grupo de 13 jogadores e se disse satisfeito com a entrega dos atletas. A estreia será nesta sexta-feira, às 18h10, diante do Chile, no Obras Sanitarias. No sábado, o Brasil repete o rival, mas joga às 19h10. Ambos os duelos terão transmissão da ESPN Brasil.

- A gente está seguindo com uma rotina diária, treino, acabemia. Muita conversa com os jogadores. Estou feliz e satisfeito com o que estamos fazendo até agora, principalmente pela disposição dos jogadores, geral. De absorver informação, física, de se doar, nas conversas, de um ajudar o outro. Esse é o espírito que gostaria na Seleção e que estamos tendo. Totalmente pelo bem da Seleção e do basquete brasileiro - disse Gustavinho.

Entre os 13 convocados está Bruno Caboclo, do São Paulo. O ala/pivô comentou sobre a dedicação da equipe no começo desse novo ciclo.

- O começo está muito bom. Uma equipe muito nova, meio que começando do zero. Aprendendo novos termos, treinando muito e tentando aperfeiçoar o que está sendo passado todos os dias. Estão sempre exigindo bastante da gente e estamos respondendo bem. Acredito que vamos bem nesta janela, nas próximas e no que vem por aí - contou o jogador.

FE-h0A_XIAARZ-z_1637785611.jpg

Grupo do Brasil na primeira fase

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

CONVOCAÇÃO

Armadores
Yago - Flamengo-RJ
Elinho - São Paulo-SP

Alas/Armadores
Vitor Benite - Burgos-ESP
Georginho - SESI Franca-SP

Alas
Gui Deodato - Minas-MG
Rafa Mineiro - Flamengo-RJ
Gabriel Jaú - Bauru Basket-SP
Jonas Buffat - Pinheiros-SP

Alas/pivôs
Lucas Dias - SESI Franca-SP
Bruno Caboclo - São Paulo-SP
Timothy Soares - Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs
Lucas Mariano - SESI Franca-SP
Cristiano Felício - Ratio Ulm-GER

Comissão técnica

Diretor Técnico - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Administrador - Ricardo Carvalho
Técnico - Gustavo De Conti
Assistentes - Hélio Rubens Filho e Vitor Galvani
Preparador Físico - Bruno Nicolaci
Diretor de Saúde - Dr. Carlos Andreoli
Médico - Dr. Paulo Szeles
Fisioterapeutas - Felipe Tadiello e Bruno Secco
Assessor de imprensa - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar