Rafa Luz se lesiona, e Jonas Buffat é convocado para janela das Eliminatórias diante do Chile


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Seleção Brasileira de Basketball se apresenta neste domingo, 21 de novembro, e viaja direto para Buenos Aires, na Argentina, onde na segunda-feira inicia os trabalhos da primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023. E vai com uma mudança. O armador Rafa Luz sofreu uma entorse no joelho atuando pelo Bilbao, na Liga ACB, da Espanha, e por essa razão deu lugar a Jonas Buffat, ala do Pinheiros, que se apresenta junto ao restante do grupo no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O Brasil encara o Chile nos dias 26 e 27 de novembro, às 18h10 e 19h10, na bolha montada pela FIBA em Buenos Aires, na Arena Obras Sanitarias. As duas partidas terão transmissão ao vivo da ESPN Brasil.

Os jogos marcam o começo da caminhada de Gustavo De Conti como técnico da Seleção Brasileira. De Conti, que também dirige o Flamengo, já esteve na comissão técnica do Brasil de 2012 a 2016, e assumiu a equipe para o ciclo olímpico até Paris 2024.

04.02.2020-Sesi-Franca-x-Pinheiros-NBB-Foto_Marcos_Limonti_-15-1200x800-1-1024x683_1637514290.jpg

Jonas Buffat completa a lista de Gustavo De Conti. Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Grupo do Brasil na primeira fase

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

CONVOCAÇÃO

Armadores
Yago - Flamengo-RJ
Elinho - São Paulo-SP

Alas/Armadores
Vitor Benite - Burgos-ESP
Georginho - SESI Franca-SP

Alas
Gui Deodato - Minas-MG
Rafa Mineiro - Flamengo-RJ
Gabriel Jaú - Bauru Basket-SP
Jonas Buffat - Pinheiros-SP

Alas/pivôs
Lucas Dias - SESI Franca-SP
Bruno Caboclo - São Paulo-SP
Timothy Soares - Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs
Lucas Mariano - SESI Franca-SP
Cristiano Felício - Ratio Ulm-GER

Comissão técnica

Diretor Técnico - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Administrador - Ricardo Carvalho
Técnico - Gustavo De Conti
Assistentes - Hélio Rubens Filho e Vitor Galvani
Preparador Físico - Bruno Nicolaci
Diretor de Saúde - Dr. Carlos Andreoli
Médico - Dr. Paulo Szeles
Fisioterapeutas - Felipe Tadiello e Bruno Secco
Assessor de imprensa - Thierry Gozzer

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar