Em campanha histórica, Brasil é prata com homens e mulheres na AmeriCup 3x3


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Brasil fez história no basquete 3x3 das Américas. Neste domingo, 14 de novembro, as Seleções Brasileiras conquistaram vaga para o Mundial de 2022, em Antuérpia, na Bélgica, e de quebra subiram ao pódio no masculino e feminino, com a medalha de prata para os dois naipes na primeira edição da AmeriCup de todos os tempos. O torneio aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, casa do rival no masculino e feminino. Na decisão das mulheres, vitória americana por 21 a 9. Já na final dos homens, em jogo mais equilibrado, os donos da casa venceram por 21 a 15.

Com o vice-campeonato e com os Estados Unidos já classificados para o Mundial via ranking da FIBA 3x3, o Brasil garantiu automaticamente um lugar no Mundial do ano que vem no masculino e feminino. As duas Seleções encerraram o torneio com cinco jogos e quatro vitórias.

Além dos pódios, o Brasil ainda teve dois jogadores eleitos para o trio ideal da competição. No masculino, André Ferros levou a premiação. E no feminino, Vanessa Sassá foi escolhida entre as três melhores da competição.

image-3-_1636935570.jpg

Campanha no mata-mata

Nas quartas de final, a Seleção masculina venceu o México por 20 a 13. E depois, nas semifinais, fez um grande jogo defensivo para bater a República Dominicana por 20 a 15. Já as meninas triunfaram diante da Argentina por 21 a 8 e depois contra o Canadá por 20 a 13, conquistando a vaga na decisão da AmeriCup com sobras nos dois naipes e 100% de aproveitamento contando com as partidas da primeira fase.

A preparação do Brasil foi feita com suporte do Time Brasil e apoio da Nobel Nutrition e do Clube dos Sub Tenentes e Sargentos do Exército (CSSE), que cedeu o espaço para os treinos. Ao todo, foram 18 seleções masculinas e 15 seleções femininas em busca do pódio em Miami, na Flórida, Estados Unidos. Foi lá, há nove anos, que a FIBA realizou seu primeiro World Tour, elevando o nível do esporte que mais tarde se tornaria olímpico em Tóquio 2020.

image-2-_1636935589.jpg

image_1636935602.jpg

NOSSAS SELEÇÕES

CONVOCAÇÃO MASCULINO

André Ferros - SPDC-SP
Léo Branquinho - SPDC-SP
Jefferson Socas - APAB Blumenau-SC
William Weihermann - Basquete Joinville-SC

Comissão técnica

Chefe de equipe: Francisco Oliveira
Treinadora: Douglas Lorite
Preparador físico: Thiago de Sordi
Chefe de Departamento de Fisioterapia: Thiago Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos

CONVOCAÇÃO FEMININO

Thayná Silva - Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ
Lays da Silva - Santo André/APABA-SP
Vanessa Gonçalves - Santo André/APABA-SP
Vitória Marcelino - KTO/Blumenau Basquete-SC

Comissão técnica

Chefe de equipe: Francisco Oliveira
Treinadora: Rafaela Bauerfeldt Lopes
Assistente técnica: Elen Rosa Viana de Souza
Preparador físico: Thiago de Sordi
Chefe de Departamento de Fisioterapia: Thiago Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar