Brasileirão feminino vira campo de estudo do Laboratório Olímpico do Time Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro feminino de basquete é sucesso também fora da quadra. Neste sábado, 13 de novembro, teve início a segunda fase da competição com cinco partidas em São José dos Pinhais, no Paraná, e além da ação no Ginásio Ney Braga, a competição também se transformou em um campo de estudos para o Laboratório Olímpico do Time Brasil. Uma equipe do COB está em Sao José dos Pinhais trabalhando em um artigo ciêntifico com as jogadoras que disputam o torneio.

O objetivo é avaliar variáveis vinculadas ao salto vertical e assim identificar a existência de padrões dessas variáveis por posição de jogo, com breve descrição antropométrica das atletas. As avaliações começaram no Complexo ao lado do Ginásio Ney Braga, com diversas equipes que participam do Brasileirão, como o Nosso Clube-PE.

O protocolo de testes avalia o desempenho das atletas durante a execução de saltos verticais em plataformas de força e avaliação de algumas variáveis antropométricas com antropometria e 12 saltos, sendo seis Squat Jumps e seis Countermovement Jumps.

Todas as atletas receberão relatórios individuais e os técnicos do torneio também terão relatórios coletivos, todos resguardados pelos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

B2A7816_1636836811.jpg

O Brasileirão feminino é uma competição organizada pela Confederação Brasileira, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, com atletas em sua maioria sub-23. Os times podem inscrever apenas três atletas acima desta idade. O torneio recomeçou neste sábado com a Segunda Fase e terá sua quartas de final no dia 17, quarta-feira. O Final Four será sexta e sábado que vem, nos dias 19 e 20 de novembro.

O Laboratório Olímpico do Time Brasil é fruto de uma parceria do Comitê Olímpico do Brasil com nove instituições de ensino e pesquisa. O Laboratório Olímpico Brasileiro tem incentivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação através do financiamento da FINEP.

Seu principal diferencial deve-se à proximidade física de atletas e treinadores do esporte de alto rendimento, já que suas dependências estão localizadas no Parque Aquático Maria Lenk, coração do Centro de Treinamento Olímpico do Time Brasil.

Por este motivo, o Laboratório Olímpico apresenta um conceito inovador que viabiliza avaliações personalizadas capazes de atender às especificidades de cada modalidade, inclusive podendo deslocar-se para onde os nossos atletas estiverem.

B2A7820_1636836830.jpg

Fotos: Diego Maranhão/CBB

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar