Visibilidade para os pequenos e novos caminhos para os grandes, esse deve ser o rumo do Brasileiro


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Por Felipe Souza

O Campeonato Brasileiro que começa no dia 15 de março e terá 14 participantes, tem tudo para trazer uma nova dinâmica no basquete brasileiro. Isso porque, além de ter 30 partidas transmitidas em parceria com a TVN Sports e um site com todos os jogos e estatísticas, a CBB dará mais uma vez espaço para equipes fora do eixo sul-sudeste para disputarem uma das maiores competições do Brasil. Com todas essas novidades, dá para enxergar uma boa oportunidade para o basquete brasileiro.


Foto: João Pires/LNB.jpg

Um campeonato desse tamanho e com toda a estrutura que a Confederação está montando, é uma belíssima chance de equipes consideradas menores ganharem espaço nacionalmente. Devemos lembrar que a modalidade vem crescendo cada vez mais no país e vários clubes têm times bons na base, mas não possuem a chance de disputar na categoria adulto por falta de torneios. E estamos falando de instituições que têm um faturamento e investimento bem menor que grandes clubes de expressão. Porém, com o Campeonato Brasileiro iniciando com força total em 2020 e dando o espaço para esses times "menores", é o momento ideal para as equipes mostrarem o trabalho que vem fazendo há anos e atrair novos jogadores e até mesmo, novos patrocinadores.

Mas o Campeonato Brasileiro da CBB não é só bom para os times de menor investimento. Os clubes grandes também vão se beneficiar dessa competição. Veja o caso do tradicional Esporte Clube Pinheiros (ECP). A equipe paulista que sempre investiu no basquete, agora tem mais uma grande competição onde pode dar mais rodagem para os seus jovens atletas e também buscar mais um título de expressão para a sua galeria de troféus.

Lembrando que as equipes que vão participar do Brasileirão são: Basquete Blumenau-SC, Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO, Basket Osasco-SP, Basquete Joinville-SC, Black Star Joinville-SC, Viptech Campo Mourão Basquete-PR, ADRM/Maringá-PR, Praia Clube, Esporte Clube Pinheiros-SP e LSB/FLEX/PMS-SP.

Por fim, não importa se os clubes estão entrando na competição para ganhar mais visibilidade ou até mesmo começar uma nova caminhada no cenário nacional. O que todos eles querem no final do ano é ser o grande campeão do Campeonato Brasileiro 2020.

« Voltar