Parceria Ambiental: CBB entra na campanha Adote um Ninho, do Instituto Arara Azul


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Parceira ambiental e institucional do Instituto Arara Azul desde junho deste ano, a Confederação Brasileira de Basketball e a entidade deram mais um passo rumo à conservação da fauna e da espécie que dá vida à mascote do basquete brasileiro. No último mês, a CBB entrou para a campanha "Adote um Ninho", iniciativa voltada para apadrinhamento de ninhos como apoio ao Projeto Arara Azul, que visa a pesquisa e a conservação da arara-azul-grande, através de monitoramento da espécie e dos ninhos naturais e artificiais, na região onde a ONG atua.

A CBB adotou o Ninho 2029, dentro do Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul. Em julho, o Instituto preparou o ninho artificial para o nascimento dos filhotes. Em agosto, a Arara Azul fêmea colocou três ovos no ninho adotado. Destes, dois eclodiram em setembro, com o nascimento de dois filhotes adotados pela CBB. Hoje, os filhotes são monitorados sistematicamente pela equipe do Instituto Arara Azul e a CBB, como adotante, recebe informações constantes sobre o crescimento e a saúde dos filhotes de Arara Azul.

2C48C43E-CFFE-4970-ABD9-640CC32DFFFB_1634652111.jpeg

- Para nós é uma felicidade imensa seguir avançando em nossa parceria ambiental com o Instituto Arara Azul. O trabalho deles é fundamental para a manutenção da fauna da região do Pantanal e principalmente para que a nossa mascote, a Cestinha, que é uma Arara Azul, continue viva não apenas em fotografias e dentro do ginásio, animando a torcida como a nossa mascote, mas no meio-ambiente do nosso país - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Qualquer um pode participar do programa Adote um Ninho. Além dos ninhos naturais, também existem os ninhos artificiais. Eles são feitos de caixas de madeira e fixadas em árvores que servem de abrigo e de local de reprodução das araras. Têm o mesmo conforto que o ninho natural e são aceitos facilmente pelos pássaros. Vale ressaltar que estas caixas foram estudadas e adaptadas ao longo dos 31 anos de projeto, para que haja o sucesso reprodutivo.

F7548105-C41A-4216-A756-DAB91781B6FB_1634652177.jpeg

A pessoa ou empresa que adotar o ninho passa a receber informações sobre o aproveitamento do mesmo pelas araras ou, até mesmo, por outras espécies que possam usar o ninho. Desde o começo da Campanha ( 2014) , 128 ninhos já foram adotados, inclusive por nomes famosos no país como Ziraldo, Michel Teló, Almir Sater, Munhoz e Mariano, Chitãozinho e Xororó e Luan Santana.

Os valores para adoção e mais informações sobre a campanha Adote um Ninho estão no site do Instituto Arara Azul (http://institutoararaazul.org.br) ou enviando um email para diretoriaexecutiva@institutoararaazul.org.br. Além da adoção de um ninho, é possível fazer pequenas doações, e assim, receber produtos com a temática do projeto.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar