Com Guy Peixoto Jr e Magic Paula, CBB abre o Brasileirão feminino em Recife


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro feminino de basquete está oficialmente aberto. Na tarde deste sábado, 18 de setembro, entre os quatro jogos que acontecem no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife, o torneio foi oficialmente aberto em solenidade que contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Guy Peixoto, e da vice e diretora do basquete feminino, Magic Paula. O evento também teve a presença de Marcelo Sousa, diretor institucional da CBB, além do secretário geral da entidade, Carlos Fontenelle. Também participaram a gerente de seleções femininas, Adriana Santos, e presidentes das Federações de Sergipe, Bahia, Santa Catarina, Alagoas e Pernambuco, e autoridades locais e membros do Sport, como Roberto Dornellas.

O Brasileirão feminino é uma relização da CBB em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, o CBC. E tem em sua síntese a ideia de desenvolvimento do basquete feminino. Até por isso, a base das equipes deve, obrigatoriamente, ser sub-23, com a liberação de apenas três jogadoras por equipe acima desta idade. Neste sábado, teve início a Conferência Heleninha. Em outubro, em Brasília, será jogada a Conferência Delcy. O campeão do Brasileirão Feminino sai no dia 20 de novembro, em São José dos Pinhais, onde acontece o Final Four.

- Para nós é uma felicidade imensa o Brasileiro feminino. Uma oportunidade dessas jovens jogarem e se desenvolverem. Eu gostaria de agradecer ao Comitê Brasileiro de Clubes, pela parceria, aos clubes, que se empenharam e se esforçaram para estarem nessa competição, que no seu primeiro ano já conta com 16 equipes, e também o nosso presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, que desde o início, quando cheguei como vice-presidente, acreditou na competição. E ao nosso Alex Oliveira, da coordenação técnica da CBB, que trabalhou muito para tornar possível - citou Magic Paula em seu discurso.

Presidente da CBB, Guy Peixoto Jr também falou aos convidados das oito equipes presentes no Ginásio Marcelino Lopes.

- É uma felicidade estar aqui para falar do começo desse campeonato. Quero agradecer a presença de todos, aos times que acreditaram no torneio, ao Sport por ser o anfitrião dessa primeira conferência e a todas as pessoas que trabalham na CBB que tornaram isso possível. E claro, o Comitê Brasileiro de Clubes, parceiro fundamental para esse Brasileiro feminino acontecer - disse Guy Peixoto.

Além do Sport Recife/RD Sports, anfitrião, a conferência conta com Nosso Clube/Instituto Vitaliza-PE, Aeroclube-RN, Clube Campestre-PB, Bradesco Esportes-SP, Sociedade Thalia-PR, JEC/SGJ/SESPORTE-SC, e AGEFB-Basket São José-ELASE-SC. Serão quatro duelos por dia, com sinal das partidas na CBB TV e transmissão ao vivo com narração e comentários nos canais parceiros Esporte Clube Basquete, De Bandeja com Renatinho e NBA das Mina.

Pela fórmula de disputa, as equipes se enfrentam em turno único dentro das próprias conferências. Os dois primeiros colocados de cada conferência avançam direto para as quartas de final. As demais seis equipes de cada uma serão divididas em três grupos, com quatro equipes. A campeã de cada um desses grupos, mais a melhor segunda colocada, completam as quartas de final, quando entramos no mata-mata em jogo único. Esses grupos eliminatórios serão jogados entre os dias 13 a 16 de novembro. As quartas acontecem no dia 18 de novembro. E o Final Four será nos dias 19 e 20 de novembro.

Conferência Delcy

A Conferência Delcy, com sede em Brasília, entre 3 a 12 de outubro, contará com Cerrado Basquete-DF, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, Pindamonhangaba-SP, ABASFI Foz do Iguaçu-PR, APAGEBASK-SP, Maracaju Basquete Clube-MS e ADRM Maringá-PR.

Protocolos de Covid-19

O Brasileirão respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social. No Brasileirão masculino, o protocolo da CBB foi sucesso e nenhuma equipe teve jogadores em ação com atletas infectados pelo vírus. A arbitragem também não teve casos do novo coronavírus.

CONFIRA OS JOGOS

19 setembro, domingo

- 13h45 - JEC/SGJ/Sesport/Joinville x Bradesco Esportes - NBA das Minas
- 16h - Clube Campestre x Sociedade Thalia - De Bandeja com Renatinho
- 18h15 - Aeroclube x AGEFB/São José/Elase - CBB TV
- 20h30 - Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Sport Recife/RD Sports - Esporte Clube Basquete

20 setembro, segunda

- 13h45 - Instituto Vitaliza/Nosso Clube x JEC/SGJ/Sesport/Joinville - Esporte Clube Basquete
- 16h - Sociedade Thalia x Bradesco Esportes - De Bandeja com Renatinho
- 18h15 - AGEFB/São José/Elase x Clube Campestre - NBA Das Minas
- 20h - Sport Recife/RD Sports x Aeroclube - CBB TV

22 setembro, quarta

- 13h45 - Sociedade Thalia x JEC/SGJ/Joinville/Sesporte - CBB TV
- 16h - Bradesco Esportes x AGEFB/São José/Elase - Esporte Clube Basquete
- 18h15 - Aeroclube x Vitaliza - De Bandeja com Renatinho
- 20h30 - Campestre x Sport Recife - NBA das Minas

23 setembro, quinta

- 13h45 - JEC/SGJ/Joinville/Sesporte x Aeroclube - CBB TV
- 16h - AGEFB/São José/Elase x Sociedade Thalia - Esporte Clube Basquete
- 18h15 - Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Clube Campestre - NBA das Minas
- 20h30 - Sport Recife/RD Sports x Bradesco Esportes - De Bandeja com Renatinho

24 setembro, sexta

- 13h45 - AGEFB/São José/Elase x JEC/SGJ/Joinville/Sesporte - De Bandeja com Renatinho
- 16h - AGEFB/São José/Elase x Sociedade Thalia - CBB TV
- 18h15 - Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Clube Campestre - Esporte Clube Basquete
- 20h30 - Thalia x Sport Recife - NBA das Minas

25 setembro, sábado
- 13h45 - JEC/SGJ/Joinville/Sesporte x Clube Campestre - CBB TV
- 16h - Aeroclube x Bradesco Esportes - Esporte Clube Basquete
- 18h15 - Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Sociedade Thalia - NBA das Minas
- 20h30 - Sport Recife/RD SPorts x AGEFB/São José/Elase - De Bandeja com Renatinho

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar