Nota oficial: Aleksandar Petrovic

A Confederação Brasileira de Basketball informa que Aleksandar Petrovic não é mais técnico da Seleção Brasileira masculina. O croata chegou ao comando do Brasil em 2017, junto da gestão Guy Peixoto Jr, e nos últimos quatro anos realizou um trabalho importante, em meio a um processo de renovação da Seleção Brasileira. Em 33 jogos neste período, o comandante venceu 26, classificando o Brasil para a Copa do Mundo da China 2019 e chegando na decisão do Pré-Olímpico de Split, na Croácia, em julho.

Há dois meses, Petrovic assumiu o Pesaro, da Itália, e neste momento, após reflexão, definiu por seguir exclusivamente com a equipe italiana, uma decisão respeitada pela Confederação Brasileira de Basketball diante de um comandante que sempre se entregou completamente ao cargo e hoje, podemos dizer, é o croata mais brasileiro de todos.

- Como presidente da CBB, só posso agradecer ao Petrovic por esses anos importantíssimos dele aqui. Petrovic teve mão firme quando necessário, e foi um pai para muitos atletas quando preciso. Foi fundamental em um momento de mudança de geração, de chegada de jovens para a Seleção Brasileira, e podemos dizer, teve participação na afirmação de vários deles, que certamente estarão por anos e anos na Seleção.

A Confederação Brasileira de Basketball trabalha agora para substituir Petrovic à altura, com planejamento, e sempre buscando trabalhos de médio e longo prazo, com foco não apenas em Paris 2024, mas também em Los Angeles 2028, e na integração com as categorias de base e todo o ecossistema.

Fonte: Assessoria CBB