Comissão de Atletas CBB: conheça candidatas e eleitos entre os homens


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Terminou nesta semana as inscrições para a Eleição da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Basketball para o próximo quadriênio. O período de inscrição começou no dia 6 de agosto e terminou no últmo dia 16. Pelo sistema, a Comissão de Atletas terá quatro titulares, sendo dois atletas em atividade e dois ex-atletas, e quatro suplentes, no mesmo formato, para um mandato de quatro anos, de 2021 a 2025, sempre respeitando a igualdade de gênero. A Comissão será eleita por atletas que participaram nos últimos dois anos de campeonatos nacionais de primeira e segunda divisão, dos dois naipes, promovidos ou chancelados pela CBB.

Entre as mulheres, concorrem ao cargo e participam da eleição as jogadores em atividade Isabela Ramona e Mariana Camargo, e as ex-jogadoras Dalila Bulcão e Roseli do Carmo. No masculino, apenas dois atletas demonstraram interesse em participar da Comissão, o jogador Rodrigo Del Arco, ranqueado no basquete 3x3 FIBA, e o ex-atleta Edson Campello. Por isso, ambos já estão eleitos, ocupando as vagas masculinas de membros efetivos na Comissão de Atletas. Sendo assim, a eleição terá apenas as representantes femininas para a escolha das atletas como membros efetivas e membros suplentes. Em breve, será realizada nova eleição para a escolha dos membros suplentes do naipe masculino.

A eleição será realizada de forma online, no dia 25 de agosto, com divulgação em 30 de agosto, quando teremos os resultados.

A eleição

A CBB, em consonâncias às boas práticas de Gestão, definiu que a Comissão de Atletas terá o mesmo quantitativo de membros homens e mulheres, tornando igualitária a representatividade para ambos os sexos.

Estão aptos a votar atletas participantes dos campeonatos de âmbito nacional, masculino e feminino da primeira e da segunda divisão, quando houver, devidamente promovidos ou reconhecidos pela CBB, nos 2 (dois) anos anteriores ao da realização da eleição.

A eleição será realizada de forma online. O endereço da plataforma será divulgado no site da CBB e publicado em Nota Oficial na semana da eleição.

Serão disponibilizadas duas listas de candidaturas, sendo uma com os nomes das atletas femininas em atividade, e uma com os nomes de ex-atletas femininas. Cada votante escolherá até 2 nomes de cada lista. Os candidatos que tiverem a melhor colocação em cada lista, serão eleitos como membros efetivos da Comissão de Atletas. Os candidatos que tiverem a segunda melhor colocação em cada lista, serão eleitos como membros suplentes da Comissão de Atletas. Às 23:59h do dia da votação, o sistema será encerrado e os votos apurados.

CONFIRA AS PROPOSTAS E CURRÍCULOS - Clique aqui para vê-los na íntegra

Isabela Ramona (em atividade)

Currículo - Isabela Ramona está na Seleção Brasileira desde 2014, quando disputou o Mundial de Istambul. Jogou a Olimpíada Rio 2016, esteve no Pan-Americano de Toronto 2015 e foi campeã do Pan-Americano de Lima 2019, além de bronze na AmeriCup do mesmo ano. Pelos Clubes, foi campeã da LBF pelo Sampaio em 2015/16.

Propostas - Criação de campeonatos e torneios nacionais voltados para categoria de base; Mapeamento de Projetos Sociais de Basquete; Fortalecimento Institucional de Projetos Sociais em parceria com a CBB; Capacitação de técnicos com ênfase na categoria de base; Planejamento de campings anuais com as seleções de categoria de base e adulta; Criação de planejamento de ciclo olímpico, visando melhor preparação e performance; Medidas de expansão do basquete em território brasileiro, para que jovens que estejam fora do eixo RJ-SP tenham mais chances.

Mariana Camargo (em atividade)

Currículo - Mariane é atleta profissional de basquete desde 1998. Em 2018, assumiu cargo de presidente da Comissão de Atletas da Liga de Basquete Feminino (LBF). Como atleta, é bicampeã sul-americana, bicampeã brasileira da Liga Universitária, bicampeã da Summit League (NCAA, EUA), decacampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina e decacampeã estadual de Santa Catarina.

Propostas - Desenvolver projetos de basquetebol escolar para meninas de 8 a 11 anos, em parceria com CBB, federações e secretarias municipais de esportes, com o objetivo de proporcionar o aprendizado do basquetebol de forma lúdica para as meninas em suas respectivas unidades escolares. E colaborar na sua formação humana, através do fortalecimento de diversos valores; Criar projetos incentivados, vinculados ao governo federal, para viabilizar campeonatos brasileiros de base em todas as categorias femininas, oportunizando a experiência de jogar e ao mesmo tempo o surgimento de diversos talentos que venham a integrar a seleção brasileira; Criar parcerias com instituições de ensino para viabilizar cursos de Educação Financeira e Inglês para as atletas; Criação do Memorial do Basquete Feminino Nacional: vídeos, fotos, documentários, e materiais (camisas, tênis, medalhas, troféus). Visando o regaste e a memória do basquetebol feminino nacional.

Roseli do Carmo (ex-atleta)

Currículo - Leis para que os clubes sejam obrigados a terem 01 ou 02 categorias de base; Reorganizar campeonatos da categoria de base; Capacitação para treinadores; Utilizar ex-atletas para maior divulgação da modalidade, principalmente do feminino;  Projeto de massificação da modalidade.

Propostas - Jogadora da Seleção Brasileira entre 1989 e 2000, Roseli foi vice-campeã olímpica em Atlanta 1996 e antes disso já havia sido campeã do Mundo em 1994 e do Pan-Americano em 1991. Além da Seleção, passou por Piracicaba, Osasco, Ponte Preta, e times na Europa como União Micaelense, Ferrol e Brahe Basket. Após o fim da carreira, passou a trabalhar diretamente em quadra na formação de atletas e é servidora municipal de Araraquara.

Dalila Bulcão (ex-atleta)

Currículo - Dalila jogou pela Seleção de Curitiba e depois Paranaense. Em São Paulo, esteve na Associação Atlética Pirelli e de 1989 a 1993, atuou pela West Texas A&M University, nos Estados Unidos. Foi campeã mundial com o Brasil em 1994, na Austrália. Após o título, se afastou do basquete profissional aos 24 anos e desde então trabalha na Secretaria de Esportes e Lazer de Curitiba.

Propostas - Manter sempre diálogo com a diretoria da CBB através de nosso presidente eleito; Levantar questões para o desenvolvimento de projetos, sempre visando os atletas; Seremos um canal de comunicação entre CBB e atletas, sempre sugerindo e recomendando os assuntos relacionados aos atletas; Contribuir incentivando a presença feminina nas gestões e contribuir com a evolução do basquete feminino principalmente a base; Representaremos os interesses e direitos dos atletas; Participação de atletas nas federações e comissões de entidades, sempre viabilizando para que os atletas sejam mais presentes e participativos nas decisões das entidades; Educação através do esporte .

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar