Basquete 3x3: Com a confiança lá em cima, Brasil segue preparação para a Copa do Mundo sub-18 masculina


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Preparando-se para a Copa do Mundo sub-18 masculina de basquete 3x3, em Debrecen, na Hungria, a Seleção Brasileira segue em ritmo forte de treinos na Escola de Educação Física do Exército, a EsEFEx, no Rio de Janeiro. A estreia será contra a seleção do Cazaquistão, no dia 23 de agosto, e para o jovem jogador Daniel Moreira, é bom que o Brasil vá sem muitas expectativas por parte dos rivais, já que hoje é o nono colocado no ranking da FIBA entre as federações que disputam a competição.

- Minha expectativa é a melhor possível. Nossa equipe está melhorando a cada dia e a gente sabe que as outras equipes, os outros países, não esperam muito da gente. Eu prefiro assim. Vamos com tudo e surpreender a todos lá - disse Daniel.

Para o técnico Luca Carvalho, o importante nesse momento é o desenvolvimento do esporte no Brasil. Ele, porém, acredita em uma boa campanha e cita a facilidade dos jogadores em "pegar" o sistema de jogo do basquete 3x3 brasileiro, trabalhado com a mesma metodologia da base ao adulto.

- Os garotos estão a cada treino mais acostumados com o padrão de jogo que estaremos aplicando no torneio, isso nos dá mais liberdade para criar outras opções tanto de ataque quanto de defesa. São atletas com bom nível de entendimento da modalidade, o que facilita muito o trabalho da comissão técnica - contou o treinador.

Dos oito chamados, quatro atletas viajam para a Hungria. O time treina com Allison Wilhelms (Novo Basquete Itajaí), Matheus Gueiros (Tijuca Tênis Clube), Giovane Marques (Grajaú Tênis Clube), Lucas Andrade (Botafogo), Victor Hugo Roussenq (Campinas Basquete Clube), Daniel Moreira Oliveira (Esporte Clube Pinheiros), José Santana (Esporte Clube Pinheiros) e Marcos Arambasic (Esporte Clube Pinheiros). Os jogos terão transmissão ao vivo no Youtube da FIBA.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Cazaquistão, França, Ucrânia e Indonésia. O Grupo B tem Rússia, República Dominicana, Lituânia, Hungria e Mongólia. Já a Chave C terá Egito, Belarus, Alemanha, Romênia e Israel. E a Chave D tem Estônia, Letônia, Eslovênia, Sri Lanka e Estados Unidos.

Pela fórmula de disputa, o Brasil joga dentro do seu grupo e os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, no dia 28 de agosto. A semifinal e final acontecem no dia 29 de agosto.

Confira a tabela brasileira

24 de agosto - 1ª fase
14h - Brasil x Indonésia
16h50 - Brasil x Cazaquistão

26 de agosto - 1ª fase
13h30 - Brasil x Ucrânia
15h20 - Brasil x França

28 de agosto - Quartas de final
11h05, 11h30, 12h55 e 13h20

29 de agosto - Semifinal e final
12h05, 12h30, 14,15 e 20h30


CONVOCAÇÃO

Atletas

Allison Wilhelms (Novo Basquete Itajaí)
Matheus Gueiros (Tijuca Tênis Clube)
Giovane Marques (Grajaú Tênis Clube)
Lucas Andrade (Botafogo)
Victor Hugo Roussenq (Campinas Basquete Clube)
Daniel Moreira Oliveira (Esporte Clube Pinheiros)
José Santana (Esporte Clube Pinheiros)
Marcos Arambasic (Esporte Clube Pinheiros)

Comissão técnica

Chefe de Equipe - Francisco Oliveira
Treinador - Luca Ramirez Carvalho
Assistente Técnico - Douglas Lorite
Chefe Departamento Fisioterapia - Thiago Rodolpho Ramalho
Preparador Físico - Thiago de Sordi
Fisioterapeuta - Wagner Felipe Campos

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar