AmeriCup: Seleções sub-16 masculina e feminina iniciam treinos para disputa do torneio


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


As Seleções Brasileiras masculina e feminina sub-16 iniciaram nesta última quinta-feira, 12 de agosto, os treinos visando a AmeriCup da categoria. A Seleção feminina treina em Barueri, na SportsVille, enquanto o time masculino se prepara em Arujá, no Terra Sagrada, ambos em São Paulo. As duas delegações viajam para o México no dia 20 de agosto. Enquanto a feminina disputa a AmeriCup em Guanajuato, o time masculino joga em Xalapa, ambas entre os dias 23 a 29 de agosto. A AmeriCup classifica as quatro primeiras Seleções dos dois naipes para a Copa do Mundo sub-17 em 2022.

Por conta da pandemia, a Federação Internacional de Basquete vinha adiando a competição, que não tinha data fechada para sua realização. A confirmação aconteceu apenas no fim de julho, fazendo com que as federações nacionais se organizassem para convocação, liberação de atletas, treinamento e viagens, diminuindo assim o período de preparação para todos.

Seleção masculina

No masculino, o Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Argentina, Canadá e México. A Chave B ficou com Porto Rico, Chile, Estados Unidos e República Dominicana.

A competição será disputada na cidade de Xalapa, no México, entre os dias 23 a 29 de agosto. E os quatro classificados para as semifinais garantem vaga na Copa do Mundo sub-17, em 2022. Pelo sistema de disputa, as equipes serão divididas em duas chaves com quatro equipes em cada. A fase serve de ranqueamento para o mata-mata de quartas de final. 

O time será comandado pela técnica Thelma Tavernari, com Carlos Oliveira como assistente. André Barbosa, o Dedé, que seria o técnico da equipe, não poderá participar com a delegação por motivos pessoais, sendo substituído por Thelma, que já liderou essa equipe no sub-14, na disputa do Sul-Americano.

Seleção feminina

O Brasil terá Dyego Manarini como técnico e ficou no Grupo A, ao lado de Costa Rica, Porto Rico e Canadá. A Chave B ficou com Argentina, Estados Unidos, México e Chile. A competição será disputada na cidade de Guanajuato, no México, entre os dias 23 a 29 de agosto. E os quatro classificados para as semifinais garantem vaga na Copa do Mundo sub-17, em 2022.

O Brasil contará com uma diversidade interessante de atletas, com jogadoras que foram reveladas por projetos no Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, e que hoje atuam em clubes ao redor do Brasil e também no exterior. A Copa América terá dois grupos com quatro equipes em cada uma. A primeira fase serve como ranqueamento para as quartas de final. 

A geração que disputa a Copa América sub-16 feminina já tem um lastro de vitórias com a camisa da Seleção Brasileira. Em 2019, o Brasil foi campeão do Sul-Americano sub-14, vencendo a Argentina na decisão 52 a 38, em Guayaquil, no Equador. Naquela ocasião, o time também foi dirigido por Dyego Maranini.

 

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar