Acampamento de arbitragem em Goiânia desenvolve 17 oficiais: "Jovens potenciais"


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Confederação Brasileira de Basketball realizou entre sexta e domingo, em Goiânia, o Acampamento de Desenvolvimento e Promoção de Arbitragem. O evento realizado no Centro de Excelência do Esporte contou com a participação de 17 oficiais e recebeu elogios do diretor de arbitragem da CBB, Vander Lobosco Jr. Para ele, a estrutura foi de primeiro nível e os inscritos mostraram grande potencial de desenvolvimento para a carreira a médio-longo prazo.

- Hoje o nosso objetivo é fazer com que a maior quantidade de árbitros no Brasil possam receber as informações e ter a consciência de que é preciso ter treinamento constante e através disso o quadro da FGB-GO se mostrou bastante interessado e participativo, com isso tivemos a oportunidade de conhecer jovens potencias a serem trabalhados - disse Vander.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

A Federação Goiana de Basquetebol, através do presidente Ely ToscanoPascoal, providenciou toda a estrutura necessária para a realização do acampamento, que inclusive, irá rodar o Brasil com outras oportunidades para árbitros do país inteiro.

- Foi um grande prazer ter recebido o Vander aqui. Foi muito produtivo para árbitros e mesários. O trabalho que ele está fazendo na CBB é ótimo e vai colher muitos frutos, formar muitos bons árbitros, inclusive internacionais. Há muito tempo não via um curso assim em Goiânia. Além de fazer a parte técnica, ensinou a postura e filosofia de um árbitro. Abriu muito a cabeça dos árbitros. Não só para a parte técnica. Como deve se comportar. Dentro e fora da quadra - explicou Ely Toscano Pascoal.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

Para Vander, os acampamentos são muito importantes para o desenvolvimento da arbitragem brasileira.

- O objetivo do acampamento é fazer com que os árbitros possam desenvolver seus potenciais relacionados com a arbitragem e para isso são feitas palestras de temas variados, treinamentos de mecânica de arbitragem, jogos para treinamento prático, realização do teste físico e avaliação teórica. Um dos pontos mais importante foi a rápida absorção das informações e as mudanças realizados durante esses 3 dias. A presença da Elainy Cândido (Diretora de Oficiais) e do Fabiano Huber ( Árbitro Internacional e Instrutor FGB-GO) foi de suma importância. O Fabiano além de passar para os demais suas experiências em quadra nos deu suporte na avaliação dos árbitros, fazendo com que futuramente o trabalho em equipe dos departamentos de Arbitragem façam com que o desenvolvimento seja ainda maior. Espero que em curto a médio prazo possamos capacitar mais oficiais da FGB-GO a atuar não só nos campeonatos estaduais, bem como a nível nacional - contou Vander.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

« Voltar