Neto fala sobre o período de preparação da seleção e o sonho de um ouro olímpico


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Por Felipe Souza

A seleção brasileira está na reta final da preparação para o Pré-Olímpico em Belgrado e o que vimos nas competições passadas e nos treinamentos aqui no Rio de Janeiro, só nos mostrou como esse grupo vai forte para a competição mais importante do ano para o Brasil.

Se contar o retrospecto do Neto e a qualidade das jogadoras que nós temos, é impossível não focar empolgado. Vale lembrar, que o Neto não tem um ano de trabalho a frente da seleção feminina e já conquistou o Pan-Americano vencendo os Estados Unidos na final. Além do ouro, o treinador conseguiu em um curto período dar sinais de mudança no estilo de jogo brasileiro e uma clara evolução tática em quadra.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

Pensando nessa evolução em quadra, o Neto falou um pouco como foi a preparação da seleção aqui no Rio de Janeiro.

"Foi um período de treinamento muito produtivo. Pudemos executar o planejamento quase que na totalidade. Digo quase na totalidade porque tivemos o contratempo da interdição da Arena Carioca 1 no Parque Olímpico da Barra, local que tínhamos previsto e iniciamos os treinamentos, e assim tivemos que adaptar o planejamento às condições dos outros locais que utilizamos para os treinos.

Considerando toda situação, acredito que aproveitamos ao máximo deste período para que a equipe pudesse estar mais preparada. Acredito que estamos saindo do Brasil rumo à Europa na melhor condição possível. Temos ainda mais um período de treinos na Sérvia onde completaremos nosso conteúdo e depois vamos à França para o Pré olímpico. Vamos colocar a prova se este "nosso melhor" neste momento é o suficiente para conquistarmos uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, mas sem dúvida nenhuma, a equipe está evoluindo em todos os sentidos (físico, técnico, tático e mental)."

Aliando a qualidade do Neto e comissão técnica com jogadoras como Érika, Rapha Monteiro, Damiris, Lays, Débora e todas as convocadas, a tendência é vermos um estilo de jogo do Brasil cada vez mais maduro em quadra.

Vendo esse cenário de forma macro, é normal o torcedor se empolgar com o que pode vir. Agora imagina o José Neto que é multicampeão no basquete masculino e pode em tão pouco tempo conseguir o maior título do basquete nas Olimpíadas? E ele falou sobre o que passa na cabeça dele neste momento.

"Aprendemos com a experiência vivida no esporte que as expectativas devem sempre existir mas não devem controlar nossas ações atuais. O "hoje" é o que temos e isso é o que temos que desfrutar! Pensando assim, estou me dedicando ao máximo cada dia pra que eu possa somar com minha equipe e ajudar neste processo de transformação do basquete feminino no Brasil. Desfrutar do caminho para o objetivo! Vejo a dedicação do nosso grupo de trabalho (atletas e CT) e o comprometimento de todos os envolvidos neste processo (Confederação, COB, LBF, comunidade do basquete feminino em Geral) e não tem como não se motivar. Isso sim me move. Todas as outras coisas foram úteis para eu poder ter chegado até aqui e deixar uma marca na história (porque isso não apaga). Agora é Construir uma nova história e que seja mais uma vez com um final feliz! É isso que passa pela minha cabeça!"

Com a comissão técnica trabalhando duro todos os dias e as atletas estando focadas, só me resta torcer. Espero que esse Pré-Olímpico seja somente o primeiro passo de uma trajetória dourada.

« Voltar