CBB e Instituto Arara Azul fecham parceria institucional voltada para o Meio-Ambiente


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Confederação Brasileira de Basketball e o Instituto Arara Azul assinaram neste mês de junho uma parceria institucional de cunho ambiental. A entidade maior do basquete brasileiro e a ONG trabalharão em conjunto em ações de conscientização ambiental e preservação da natureza, principalmente da Arara Azul, símbolo da fauna brasileira, ameaçada de extinção e mascote da CBB através da Cestinha, a Arara Azul que em 2020 ganhou vida nas quadras onde as Seleções Brasileiras atuam. 

Nos próximos meses, CBB e Instituto Arara Azul irão ativar a parceria através das redes sociais e também com ações in loco, tão logo a questão sanitária envolvendo a pandemia da COVID-19 possibilite o retorno da torcida aos ginásios, com a participação de atletas das Seleções Brasileiras. 

- Já tínhamos um carinho imenso pelo Instituto Arara Azul, pelo lindo trabalho que faz pela preservação ambiental há tantos anos. E desde o ano passado, quando demos vida à Cestinha, a Arara Azul que é nossa mascote, nos aproximamos ainda mais do Instituto. Nossa responsabilidade é que a Cestinha, além de animar as crianças e a torcida nas quadras, possa servir de plataforma para levar o basquete além do jogo, pois a modalidade tem força e precisa ter ciência da sua responsabilidade nessa questão. Estamos muito felizes com a parceria - disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr. 

Presidente do Instituto Arara Azul, a Dra. Neiva Guedes também e Coordenadora dos Projetos de Pesquisa da Instituição. Ela falou sobre a importância da parceria entre a CBB e a ONG. 

Cestinha é a mascote da CBB e nasceu em 2020, animando os ginásios pelo Brasil

Todas as questões relacionadas com a saúde humana incluem vários aspectos fundamentais, principalmente quando se trata de prevenção. Conservar a biodiversidade, que é a nossa missão, é um dos fatores essenciais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esportes, que é a missão da CBB, é outro fator primordial para que as pessoas possam prevenir vários males que podem ser evitados. Então, essa parceria vem ao encontro do que buscamos, todos os dias, ao exercermos o nosso trabalho; esperamos que, juntos, possamos fortalecer as ações de conservação da biodiversidade em prol da melhoria do bem-estar das pessoas. Afinal, a saúde do planeta é única. Inclui todos os seres vivos - disse Neiva.

Instituto Arara Azul 

O Instituto Arara Azul (ITA) foi criado em 3 de setembro de 2003. O Instituto é uma sociedade civil de direito privado, para fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Campo Grande, MS, com prazo de duração indeterminado e abrangência nacional. O Instituto Arara Azul nasceu com o objetivo de respaldar juridicamente as ações do Projeto Arara Azul e, a partir de 2004, passou a gerenciar e administrar os recursos recebidos por esse projeto e por outros, inclusive, de pesquisadores parceiros. O Instituto Arara Azul é presidido pela Profª. Dra. Neiva Guedes. 

Um de nossos maiores projetos é o Projeto Arara Azul, que estuda a biologia e as relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara-azul em seu ambiente natural. O Instituto apoia ainda o estudo da biologia reprodutiva das araras-vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que coabitam com a arara azul no Pantanal. 

Além de fazer o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais, numa área de mais de 400 mil hectares, realiza ainda o trabalho de conservação da espécie, em conjunto com proprietários locais. Foram cadastrados mais de 800 ninhos, entre naturais e artificiais, em 65 propriedades. Anualmente, mais de 1600 monitoramentos são realizados no Pantanal sul-mato-grossense e mato-grossense, onde a população das araras azuis é de aproximadamente 6,5 mil indivíduos, sendo cinco mil no Pantanal.  

Por ser uma organização não governamental, o Instituto Arara Azul tem como principal finalidade, a promoção da conservação ambiental. O Instituto vem desenvolvendo projetos, de proteção ambiental; como o Projeto Arara Azul, desenvolvido há 30 anos no Pantanal, mantendo as populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural. Outros projetos também estão sendo executados pelo Instituto Arara Azul; saiba mais sobre os outros projetos aqui.

Em novembro de 2013 foi inaugurado o Centro de Sustentabilidade (C.S.), na cidade de Campo Grande-MS, cuja construção foi doada pela Fundação Toyota do Brasil. O objetivo do C.S. é o de fomentar os projetos da instituição e implementar alternativas viáveis para a geração da auto sustentabilidade financeira, compatíveis à missão institucional. 

A mascote Cestinha 

Cestinha, que foi desenvolvida pela designer Poliny Salgueiro, carrega as cores da bandeira do Brasil. A coloração azul está nas penas e o amarelo ao redor dos olhos, nas pálpebras e na base da boca. 

Ave da família Psittacidae, a Arara Azul está na Floresta Amazônica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal. Um dos símbolos da fauna brasileira, a gigante pode atingir um metro da cabeça a cauda e 1,20m de envergadura (asa a asa) e foi escolhida para ser a mascote do basquete brasileiro em 2020.

A Arara Azul tem gêneros da sua espécie ameaçadas de extinção. A Arara-Azul-Grande foi retirada da lista, mas a Arara-Azul-de-Lear segue vítima do tráfico ilegal de animais. E a Arara-Azul-pequena, inclusive, já é considerada extinta no Brasil.

A CBB 

Fundada em 1933, a Confederação Brasileira de Basketball é a governança maior do basquete brasileiro. Filiada à FIBA, que por sua vez é filiada ao Comitê Olímpico Internacional, da qual o COB faz parte, a CBB é a responsável pela difusão do basquete em território brasileiro, desde as categorias de base até o adulto, e chancela a Liga Nacional de Basquete (LNB) no masculino e a Liga de Basquete Feminino (LBF) entre as mulheres.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar