Nota de pesar: falecimento de Doris Castro, da Federação Catarinense de Basketball


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O basquete brasileiro perdeu nesta terça-feira, aos 56 anos, Dóris Castro, coordenadora de arbitragem da Federação Catarinense de Basketball. Doris lutava bravamente contra um câncer e trabalhou até seus últimos dias de vida, estando presente no Final Four do Campeonato Brasileiro adulto masculino realizado em Brusque, Santa Catarina, participando ativamente das ações ao lado do coordenador de arbitragem da CBB, Enaldo Batista Souza.

Dóris Moraes Castro era conhecida por toda a comunidade do Basquete Catarinense, mas o que nem todos sabem é que sua formação como atleta foi mais nas piscinas do que nas quadras, incluindo atuação nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Na semana passada, Dóris ganhou da Confederação Brasileira de Basketball uma réplica do Anel de Campeão Brasileiro, entregue ao Stock Med/União Corinthians no último dia 22 de maio, numa ação inédita da CBB em competições de alto rendimento no Brasil. 

Nas quadras, Dóris atuou pela Sociedade Palmeiras e Sociedade Ginástica, ambos em Joinville, mas foi como oficial de mesa e na parte de coordenação que alcançou seus maiores feitos. Começou nos JASC, em 1985 e tem orgulho ao falar que atuou dando suporte à arbitragem nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, atuou em Panamericano, Copa América e diversas competições nacionais e internacionais.

Dóris era presidente da Liga Norte de Basketball e coordenadora de arbitragem da FCB. Sob os olhares do seu filho João, entrou para o hall da fama do Basquete Catarinense em cerimônia em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar