Hospedagem, alimentação e treinos no mesmo lugar: Walbrzych, a casa do Brasil na Polônia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Hotel, academia, quadra e alimentação. Tudo no mesmo lugar e com uma estrutura de primeira linha. É assim que a Seleção Brasileira masculina de basquete vem se preparando para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia, entre os dias 29 de junho a 4 de julho. Concentrado em Walbrzych, cidade localizada na Polônia, com 100 mil habitantes e a quatro horas de carro da capital Varsóvia, o Brasil encontrou tudo que precisava: um bom local para preparação aliado a segurança para os protocolos contra a COVID-19.

Mas, até chegar a essa condição, o departamento técnico da CBB trabalhou intensamente. Gerente administrativo de Seleções, Bruno Valentin coordenou a preparação desde o adiamento do Pré-Olímpico em 2020, por conta da pandemia da COVID-19, e os desafios foram grandes, até mesmo pela questão sanitária que o Brasil passa.

De lá para cá, a CBB acompanhou a condição brasileira para viagens no exterior semanalmente. A princípio, a preparação seria em Portugal, até mesmo pela proximidade dos países europeus em que brasileiros atuam e por uma parceria do Comitê Olímpico do Brasil. O panorama sanitário mudou na segunda quinzena de maio e então foi preciso encontra saída. Foi quando a CBB mapeou junto da Federação Polonesa de Basquete o Centro de Treinamento e Hotel Aqua Zdroj, em Walbrzych, que também recebe times de futebol e equipes nacionais da Polônia em diversas modalidades.

Bruno Valentin, Gerente Administrativo de Seleções, fez a parte da logística brasileira para o Pré-Olímpico

- O planejamento e replanejamento foi semanal. Precisávamos acompanhar as restrições de viagem para os brasileiros. E há pouco tempo decidimos que vir direto para a Europa era a melhor opção. Se alguma regra mudasse, já tínhamos a quarentena em território europeu. Sem problema de última hora para entrar na Croácia - explica Bruno Valentin.

No Aqua Zdroj, o Brasil tem uma arena de primeiro mundo para os treinamentos, academia dentro do complexo, piscina para trabalhos de recuperação, refeitório com cardápio planejado pela nutricionista da Seleção masculina, Denise Silva, e toda estrutura em um só local, evitando deslocamentos e ampliando a segurança sanitária, para manter os protocolos da FIBA contra a COVID-19.

- Nossa primeira opção era Portugal, mas isso mudou no meio do caminho, e tivemos que correr atrás de outro local de treinamento. Já teríamos os amistosos contra a Polônia e pensamos como melhor opção vir direto para cá, numa cidade próxima da cidade onde faríamos os amistosos. Evitando deslocamentos e aeroportos, para que o time fique menos exposto. Logisticamente, ficou muito bom. Demoramos para chegar, mas uma vez aqui, fica tudo mais perto e rápido, podendo cumprir os protocolos da FIBA contra a COVID-19 e também a parte técnica, onde o jogador, tendo tudo no mesmo local, pode fazer um trabalho extra no mesmo lugar. Temos tudo isso 100% à disposição - citou Bruno Valentin.

Piscina do complexo é utilizada para trabalhos regenerativos da Seleção Brasileira

Técnico da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic mostrou-se positivamente surpreso com a estrutura montada pela CBB para a preparação do masculino para o Pré-Olímpico de Split.

- Depois da impossibilidade em Portugal, Bruno fez um ótimo trabalho para ter nossa concentração. Foi uma surpresa enorme para mim, é difícil chegar, mesmo vindo da Croácia, mas é um lugar ideal, sozinhos no hotel, comida perfeita, academia perfeita, ginásio a 20m do hotel, com uma quadra ótima. Podemos falar que temos tudo para trabalhar bem e ninguém nos incomoda para fazer nosso trabalho - contou o técnico croata da Seleção Brasileira.

Brasil usa refeitório exclusivo em Walbrzych, assim como demais instalações esportivas

Os trabalhos em Walbrzych vão até o dia 19, quando o time viaja para Gliwice, onde faz nos dias 22 e 23 amistosos diante da Polônia. A viagem para Split será no dia 25. Pelos protocolos da FIBA, a Seleção desembarca na cidade com 14 atletas, que farão os testes PCR de Covid-19. Desses, 12 jogam a competição que vale uma vaga em Tóquio 2020.

O Brasil estreia no Pré-Olímpico no dia 29 de junho, diante da Tunísia, às 15h, ao vivo no SporTV. E no dia 30 de junho encara a Croácia, encerrando a primeira fase. Do outro lado da chave estão Rússia, Alemanha e México. Os dois primeiros de cada mini-grupo avançam para as semifinais. A decisão acontece no dia 4 de julho, em Split. CONFIRA A TABELA COMPLETA.

Academia conta com toda a estrutura necessária e fica a menos de 100m do ginásio de treinos

CONHEÇA A ESTRUTURA DO AQUA ZDROJ

CONVOCADOS

Armadores
Georginho - São Paulo
Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP
Rafa Luz - BC Nevžis-Optibet-LIT
Yago - Flamengo

Alas/Armadores
Caio Pacheco - Bahía Basket-ARG
Vitor Benite - Burgos-ESP

Alas
Alex Garcia - Bauru
Léo Meindl - Fuenlabrada-ESP

Alas/pivôs
Bruno Caboclo - Limoges-FRA
Lucas Dias - SESI Franca
Léo Demétrio - Flamengo

Pivôs
Anderson Varejão - Cleveland Cavaliers-EUA
Cristiano Felício - Chicago Bulls-EUA
Lucas Mariano - São Paulo
Rafael Hettsheimeir - Flamengo

Comissão técnica

Diretor de Seleções Masculinas - Diego Jeleilate
Gerente Administrativo - Bruno Valentin
Técnico - Aleksandar Petrovic
Assistente técnico - César Guidetti - Unifacisa Basquete
Assistente técnico - Bruno Savignani - Basket Ravenna-ITA
Assistente técnico - Léo Figueiró - Bauru Basket
Preparador Físico - Bruno Nicolaci - Flamengo
Médico - Dr. Carlos Andreoli
Fisioterapeuta - Bruno Secco - Esporte Clube Pinheiros
Fisioterapeuta - Gabriel Peixoto
Massoterapeuta - Paulo Henrique Silva
Nutricionista - Denise Silva
Gerente de Comunicação - Thierry Gozzer

 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar