Brasileirão encerra com 100% de testes negativos na arbitragem em 78 partidas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O Campeonato Brasileiro adulto masculino de basquete se encerrou no último sábado, com o título do Stock Med União Corinthians. E o torneio não foi um sucesso apenas na parte técnica. Na área de arbitragem, além do desenvolvimento de novos quadros para o país, o Departamento de Arbitragem teve total sucesso nas Medidas de Prevenção e Controle Contra o Covid-19. Ao todo, 73 árbitros foram testados durante 12 semanas com Testes Rápidos Qualitativos para Detecção do novo Coronavírus IgG/IgM no Sangue Total Humano, com 100% de resultados negativos, ou seja: nenhum árbitro contraiu o vírus durante o Brasileirão ou chegou contaminado à sede dos jogos.

O campeonato teve 78 partidas, com sedes em Goiânia, Ponta Grossa, Rio de Janeiro e Brusque (na primeira fase e na fase final). Não houve árbitros infectados ou assintomáticos e nenhum deles apresentou sintomas leves, sem necessidade de afastamento ou hospitalização.

- Limitamos os contatos sociais, e a restrição de locomoção fora do ambiente de jogos, e nenhuma infecção foi atribuída a treinamentos ou partidas. Dos 73 Árbitros Testados, 26 apresentaram IgG reagente durante o período do estudo, sugerindo que os indivíduos tiveram contato com o vírus anteriormente - citou Ramiro Inchauspe, árbitro durante o Brasileirão e um dos responsáveis pelo protocolo ao lado de Gregório Aguiar Lélis, e Pablo Morales Barbian.

Todo o trabalho também foi acompanhado pelo Gerente de Arbitragem da CBB, Enaldo Batista, responsável pelas escalação dos árbitros no Brasileirão e presente na coordenação para que todos os protocolos fossem cumpridos.

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar