Ação da CBB ao lado da FIA RJ é destaque no Jornal O Dia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A ação da Confederação Brasileira de Basketball ao lado da Fundação para a Infância e Adolesência, a FIA RJ e o projeto SOS Crianças Desaparecidas, foi destaque no Jornal O Dia. Em matéria, o jornal mostrou que o "Basquete do Brasil 'abraça' campanha sobre desaparecimentos de crianças". Além da imprensa, o projeto também teve alto engajamento dos nossos atletas, com nomes importantes como Damiris Dantas, Clarrisa dos Santos, Alana Gonçalo, Tati Pacheco, Bruno Caboclo, Marquinhos, Marcelinho Huertas, entre outros, postando em suas redes sociais as artes com as imagens das crianças desaparecidas.

Do dia 1º ao dia 31 de maio, a CBB irá postar diariamente a foto de uma criança desaparecida. Há no Brasil um cadastro nacional de crianças desaparecidas, porém ainda não consolidado entre os Estados. Dados mostram que cerca de 40 mil crianças desaparecem no país por ano. Um número triste, que dilacera famílias, traz muita dor e interrompe histórias e sonhos.

Desde 2005, há Lei vigente de que não é necessário esperar 24h ou 48h para relatar um desaparecimento. Trata-se da Lei nº 11.259/2005, que cita que em casos de crianças e adolescentes desaparecidos, não há necessidade do aguardo do tempo mínimo. Deve ser imediato, com os órgãos responsáveis avisando polícias federais, militar, civil, portos, aeroportos e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo dados necessários à identificação do desaparecido.

- São mais de 40 mil crianças que desaparecem todos os anos no Brasil. São números alarmantes, que refletem a tristeza e desespero de muitas famílias.Precisamos nos unir cada vez mais e fazer campanhas. Fico muito feliz quando vejo a CBB engajada em questões extra quadra que envolvem a sociedade. Acredito que podemos usar todas as plataformas que temos e dar mais visibilidade às questões humanitárias. Parabéns para a CBB pela iniciativa. Me sinto honrada em fazer parte desse time -, disse Damiris.

SOS Crianças Desaparecidas
 
O SOS Crianças Desaparecidas é um programa da Fundação para a Infância e Adolescência, Órgão Estado do Rio de Janeiro, que desde 1996 desenvolve ações no Estado do Rio de Janeiro para identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e reintegrá-los às suas famílias.
 
O programa, além de realizar ações de prevenção ao desaparecimento, oferece o atendimento psicossocial aos responsáveis, cadastra, produz cartazes, divulga aos meios de comunicação e em diversas empresas e órgãos públicos fotos das crianças, recebe denúncias e realiza encaminhamento para a rede de serviços.
 
O SOS também integra a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
 

« Voltar