CBB e FIA realizam campanha em busca de crianças desaparecidas no Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Maria acorda pela manhã, vai até a cama do seu filho e não o encontra lá. A história é fictícia, mas, todos os dias, milhares de mães, pais, avós e famílias passam por esse martírio. Há no Brasil um cadastro nacional de crianças desaparecidas, porém ainda não consolidado entre os Estados. Dados mostram que cerca de 40 mil crianças desaparecem no país por ano. Um número triste, que dilacera famílias, traz muita dor e interrompe histórias e sonhos.
 
Em maio de 2021, mês em que o mundo lembra essas crianças e jovens desaparecidos, a Confederação Brasileira de Basketball quer ajudar a diminuir esse número. Em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência, a FIA, Órgão do Estado do Rio Janeiro, que tem o programa SOS Crianças Desaparecidas, a CBB irá usar seu alcance nas mídias sociais e sua rede de jogadores das Seleções Brasileiras para ajudar famílias a, quem sabe, reencontrar seus entes queridos.
 
Desde 2005, há Lei vigente de que não é necessário esperar 24h ou 48h para relatar um desaparecimento. Trata-se da Lei nº 11.259/2005, que cita que em casos de crianças e adolescentes desaparecidos, não há necessidade do aguardo do tempo mínimo. Deve ser imediato, com os órgãos responsáveis avisando polícias federais, militar, civil, portos, aeroportos e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo dados necessários à identificação do desaparecido.
 
- Queremos usar nosso alcance nas mídias, nossa rede de atletas, nosso ecossistema do basquete, para levar ao máximo de pessoas possíveis os rostinhos dessas crianças desaparecidas. Temos consciência do papel social do esporte e da CBB. E, se essa campanha ajudar a encontrar uma criança, que retorne para a sua família, ficaremos realizados e felizes. Mas, a importância principal, é trazer o debate novamente à tona e sensibilizar a sociedade para debater esse tema - diz o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
 
Do dia 1º ao dia 31 de maio, a CBB irá postar em suas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram, a foto de uma criança desaparecida no Brasil, além de seu nome, sempre através de dados da FIA, inclusive para o contato no caso de alguém localizar uma dessas crianças. A parceria com a FIA nasce com a autorização dessas famílias, que sonham um dia rever seus filhos, primos e sobrinhos perdidos.
 
 
- Há um cadastro nacional de crianças desaparecidas, porém não consolidado nos Estados, o que dificulta a localização. Existem vários tipos de desaparecimento, dentre eles: o sequestro, a subtração de incapaz,a fuga do lar e as crianças perdidas. Nosso trabalho, posso destacar, estou à frente há 25 anos, localizamos o total de 3. 241 crianças, junto à rede de parceiros, sendo um percentual satisfatório de 85% de localização. Quando conquistamos parcerias como a CBB, as portas vão se abrindo. Então, ficamos muito felizes desta disposição da CBB em participar dessa ação de conscientizar o Brasil para esse tema tão importante - citou Luiz Henrique Oliveira, Gerente do SOS Crianças Desaparecidas, da FIA.
 
SOS Crianças Desaparecidas
 
O SOS Crianças Desaparecidas é um programa da Fundação para a Infância e Adolescência, Órgão Estado do Rio de Janeiro, que desde 1996 desenvolve ações no Estado do Rio de Janeiro para identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e reintegrá-los às suas famílias.
 
O programa, além de realizar ações de prevenção ao desaparecimento, oferece o atendimento psicossocial aos responsáveis, cadastra, produz cartazes, divulga aos meios de comunicação e em diversas empresas e órgãos públicos fotos das crianças, recebe denúncias e realiza encaminhamento para a rede de serviços.
 
O SOS também integra a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
 
Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
 
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado anualmente em 25 de maio. Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. Durante esta data, várias instituições em prol dos direitos da criança, organizam atividades que visam mobilizar a população em geral na tentativa de solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos.
 
Esta data é uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.
 
A partir de então, anualmente os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.
 
Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos.
 
Em 1986, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, oficializou o dia 25 de maio como uma data dedicada a todas as crianças desaparecidas.
 
 

Fonte: Assessoria CBB

« Voltar