Petrovic, sobre os duelos contra o Uruguai: "Importante para o futuro da seleção"


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O ano começa no próximo domingo para a seleção brasileira masculina de basquete. Com uma equipe recheada de jovens valores que atuam na Liga Nacional de Basquete, além de nomes como Rafa Luz, o Brasil inicia a temporada com dois duelos diante do Uruguai, pelas Eliminatórias da AmeriCup 2021. O primeiro confronto será no dia 21, às 19h30, em São José dos Pinhais-PR. E o segundo, no dia 24, em Montevidéu, no Uruguai.


Foto: Divulgação/FIBA.jpg

Para o técnico Aleksandar Petrovic, os jogos são muito importantes para o futuro do basquete brasileiro. E ele não fala do resultado da partida em si. E sim das observações que fará pensando em médio-longo prazo para a seleção brasileira.

- Os jogos são importantes nem tanto pelo resultado, mas necessitamos ver como alguns jogadores que atuam no Brasil, quem pode no futuro dar ótimos resultados pensando em Pré-Olímpico ou depois na Copa América. Em um grupo onde três se classificam, com Paraguai, Uruguai e Panamá, não teremos muitos problemas para nos classificarmos. Na seleção cada um tem algo para demonstrar. Se trata de dois tipos de jogos diferentes, no clube na seleção - disse o treinador.

Para explicar melhor sua posição, Petrovic deu o exemplo de Georginho, um dos destaques da LNB na temporada, e convocado como um dos armadores para os jogos contra o Uruguai.

- O Georginho, no São Paulo, tem jogado 40 minutos. Não terá isso na seleção. É importante que aproveite seus 25 minutos com 100% de agressividade e velocidade. É um jogador que pode fazer a diferença para o basquete do Brasil. É preciso ver como se comportam com a seleção. Não é a mesma coisa jogar pelo clube e pela seleção - frisou o técnico.

Os jogadores se apresentam no domingo, em Pinhais, e treinam em dois períodos até o dia 21, quando jogam a primeira partida do ano, no Ginásio Max Rosenmann. Os ingressos ja estão à venda através do site www.kongvite.com.br.

As eliminatórias da Copa América dividem 16 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. E duelo fora de casa em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

Os interessados em acompanhar os treinos do Brasil no Ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais-PR, podem se credenciar através do e-mail imprensa@basquetebrasil.org.br, enviando o nome do veículo e dos integrantes da equipe de trabalho. O Brasil treinará em dois períodos, pela manhã e no começo da noite (A programação completa será divulgada ainda nesta quarta-feira, 12). Também já está aberto o credenciamento para o jogo do dia 21 de fevereiro, através da mesma dinâmica.

Armadores Yago Mateus - Paulistano - 1,78m Rafael Luz - Ucam Murcia -1,88m Georginho - São Paulo - 1,96m

Alas/Armadores Cauê Borges - Botafogo - 1,87m Danilo Fuzaro - Mogi das Cruzes - 1,93m Guilherme Santos - Minas - 1,97m

Alas Jhonatan dos Santos - Flamengo - 1,96m

Alas/Pivôs Léo Demétrio - Flamengo - 2,08m Du Sommer - Botafogo - 2,05m Márcio Santos - Franca - 2,02m Lucas Dias - Franca - 2,07m

Pivôs Ronald Rudson - Brasília - 2,07m Rafael Mineiro - Flamengo - 2,09m Dikembe da Silva - Paulistano - 2,06m

« Voltar