Um difundidor do basquete: o professor China e seus projetos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Campinas e basquete são sinônimo de Antônio Chiquetto Netto, o China. Um amante e difundidor da modalidade, o professor mantém dois projetos na cidade paulista, um nas Escolas Estaduais Públicas e outro na AABB Campinas. Em ambos, trabalha jovens valores e também o lado educacional e de formação de cidadãos.


Foto: Divulgação.jpg

O Meninos da Fazendo, na rede pública, atende jovens de 5 a 16 anos de regiões periféricas de Campinas, Alberto Medalijon, na Vila Brandina, e Áurea Anunciação Américo Godoi, no Jardim Samambaia, são beneficiados com aulas gratuitas de Basquete. Os 130 alunos participam das aulas três vezes por semana, no contraturno escolar. Além da prática esportiva, participam de atividades de inclusão social como palestras e vivências que trabalham os princípios de cooperação, respeito e disciplina.

- As crianças não precisam se deslocar. Nós levamos o Basquete até elas. É uma oportunidade na própria escola - explica China.


Foto: Divulgação.jpg

O outro projeto de China fica na Associação Atlética Banco do Brasil. Lá, o ex-jogador com mais de 25 anos de experiência no esporte, auxilia 36 garotos de 9 a 17 anos. Estes meninos participam de torneios da Liga Metropolitana de Basquete nas categorias sub14, 16 e 18.

- O basquete está em evidência no mundo todo, temos jogadores na NBA, na Europa. Nossa seleção é qualificada. Temos coisas novas para o nosso projeto em 2020. Esse trabalho é maravilhoso. Vamos nas escolas, damos aulas para as crianças. Também dentro da AABB, três vezes por semana. Faço de tudo pelo basquete - disse China.

« Voltar