Na seleção adulta aos 17, Gui e Márcio colhem frutos do "FIBA Youth Development"


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Campeões sul-americanos sub-17 e promessas do basquete brasileiro, Guilherme Santos e Márcio Santos ganharam uma oportunidade de ouro. Convocados por Aleksandar Petrovic, os dois estão com a seleção brasileira adulta em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para os dois jogos pela janela das Eliminatórias da AmeriCup. Mais que o futuro do basquete do país, Gui e Márcio são a prova de que trabalhos como o "FIBA Youth Development Program" colhem frutos.


Foto: Divulgação/CBB.jpg

Em dezembro de 2018, eles estiveram no acampamento em São Paulo, numa parceria da CBB com a FIBA. Agora, menos de dois anos depois, já estão no time adulto. Naquela oportunidade, o Clube Campineiro de Regatas e Natação recebeu 24 prospectos que tiveram atividades com nomes como Thelma Tavernari, Eduardo Agra, Danilo Castro, Jefferson Teixeira, Renato Lamas, Marcelo Bandiera, Flavio Davis e Alexandre Escame, além do próprio coach Aleksandar Petrovic.

Márcio, inclusive, foi o MVP do Sul-Americano conquistado pelo Brasil diante da Argentina, em Santiago, no Chile, em 2019. E Gui Santos é tido como um atleta diferenciado por seu biotipo e técnica. Elogiados por Petrovic, os dois ganharam a oportunidade de conhecer o mundo da seleção adulta e treinar ao lado de caras experientes como Rafa Luz e Jhonatan.

- Márcio e Guilherme estão aqui para respirarem a seleção adulta. Precisam aproveitar o momento para evoluírem, aprenderem. São jogadores muito talentosos e que sabemos que fazem parte do futuro de renovação do basquete brasileiro - disse o técnico Aleksandar Petrovic.


Foto: Divulgação/FIBA Americas .jpg

Gui joga no Minas e já atua na Liga Nacional de Basquete. E se engana quem pensa que ele veio só "passear".

- É uma oportunidade que o Petrovic está dando para mostrarmos nosso potencial, o que podemos oferecer para ele no futuro. É dar nosso máximo e provar para ele que conseguimos, que podemos ficar no time. Fazer o nosso melhor em quadra. Não é cedo não. Para mim já está na hora. Vim igual todo mundo. Para treinar, ir firme, para ficar na equipe - disse Gui Santos.

Márcio também já atua no adulto de Franca. Ao lado, inclusive, de Lucas Dias, que está com ele na seleção.

- Surpresa muito boa. Tinha o sonho de estar na seleção adulta. Agora é dar o máximo para aproveitar esse sonho. Lutar todo dia. É muita aprendizagem. Espero aproveitar bastante. É cedo para falar ainda, mas a meta de todo mundo é ficar. Vamos ficar, jogar, e vamos embora. E se não der, o que vale é a experiência pela minha idade - contou Márcio.

O Brasil pega o Uruguai, na sexta-feira, 21, às 19h30, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e depois joga no dia 24 em Montevidéu. O GloboEsporte.com transmite ao vivo e o SporTV passa o VT do jogo. O jogo do dia 24 será ao vivo no SporTV 2.

As eliminatórias da Copa América dividem 16 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. E duelo fora de casa em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.


Foto: Divulgação/FIBA Americas .jpg

Ingressos

Os ingressos já estão à venda através do site www.kongvite.com.br.

Credenciamento

Os interessados em acompanhar os treinos do Brasil no Ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais-PR, podem se credenciar através do e-mail imprensa@basquetebrasil.org.br, enviando o nome do veículo e dos integrantes da equipe de trabalho. O Brasil treinará em dois períodos, pela manhã e no começo da noite (A programação completa será divulgada ainda nesta quarta-feira, 12). Também já está aberto o credenciamento para o jogo do dia 21 de fevereiro, através da mesma dinâmica.

Convocados

Armadores Yago Mateus - Paulistano - 1,78m Rafael Luz - Ucam Murcia -1,88m Georginho - São Paulo - 1,96m

Alas/Armadores Cauê Borges - Botafogo - 1,87m Danilo Fuzaro - Mogi das Cruzes - 1,93m Guilherme Santos - Minas - 1,97m

Alas Jhonatan dos Santos - Flamengo - 1,96m

Alas/Pivôs Léo Demétrio - Flamengo - 2,08m Du Sommer - Botafogo - 2,05m Márcio Santos - Franca - 2,02m Lucas Dias - Franca - 2,07m

Pivôs Ronald Rudson - Brasília - 2,07m Rafael Mineiro - Flamengo - 2,09m Dikembe da Silva - Paulistano - 2,06m

« Voltar